O bebê chegou em casa, e agora?

O medo de chegar em casa com um bebê no colo e não saber o que fazer é uma sensação bem comum. Sou solidária e já andei por essa estrada. Para ajudar as mães que vão passar por esse momento em breve, decidi “calçar novamente os sapatos” de mãe de primeira viagem, rever meus medos e fazer uma lista de todos os possíveis pontos que precisam ser cobertos.

 

Preparando a casa para a chegada do bebê

Deixe tudo pronto: roupas limpas, quarto arrumado e veja se a casa está abastecida com produtos básicos como alimentos, produtos de limpeza etc. Você vai contar com a ajuda extra de alguém da família ou de uma profissional (babá ou enfermeira)? Converse com o ajudante e explique o que você espera de cada um deles.

 

No hospital

Aproveite os dias no hospital para aprender tudo o que precisa, mesmo que seja trocar fraldas. Não se esqueça de envolver seu marido nessa. Não basta ser pai, tem mais é que participar.

Pergunte sobre os cuidados com o coto umbilical, peça para que lhe ensinem a dar o banho e a fazer o tal do charutinho (swadle) que acalma os bebês. Aqui em casa não rolou, meu filho nunca foi muito fã de ficar contido, mas muitos bebês amam, vale a tentativa.

Na hora de amamentar, peça que lhe mostrem a pega correta e as opções de posição em que você pode amamentar o bebê. Pergunte o que você pode fazer em casos de leite empedrado e rachaduras no seio. É bom saber também se eles tem grupo de apoio à amamentação.

 

Chegando em casa

Não se desespere com os barulhos da casa, eles sempre existiram e não te incomodavam tanto assim (e nem vão atrapalhar a vida do bebê). A campainha e o telefone vão continuar tocando, e tudo bem. Nem tente evitá-los, até porque isso não é possível. O dia também deve continuar sendo dia, nada de escurecer o quarto para que o bebê durma melhor.

Por mais que você goste de amigos e familiares por perto, estabeleça uma rotina de visitas, de preferência a partir da segunda semana. Vocês precisam dar um tempo para estar em casa e também descansar.

 

Cuidados com o bebê

Você já deve ter percebido que o seu bebê não irá quebrar nas suas mãos. Mesmo as mulheres que já estavam acostumadas a segurar e até ajudar no cuidado com outros bebês, sentem que quando o bebê é nosso, a coisa muda de figura: ficamos mais sensíveis e chatas. Nem tudo é tão simples quanto parecia antes.

O que é fundamental:

  • Todo mundo deve lavar as mãos antes de pegar o bebê, inclusive você.
  • Quando vier da rua, se possível, troque de roupa antes de pegar o bebê. No caso de uma visita, use o cueiro para evitar o contato do bebê com a roupa de rua.
  • Ao segurar o bebê, sempre segure a cabeça e o pescoço. Cole-o ao seu corpo para que ele se sinta seguro e quentinho.
  • Evite fazer movimentos bruscos quando estiver com o bebê no colo ou deixá-lo muito solto.
  • Não tenha medo de passar longos momentos com seu bebê no colo. Esse conforto é bom para ambos, fortalece o vínculo e aumenta a produção de leite e dos hormônios do bem estar.
  • Converse, cante e leia histórias para o seu bebê. Ele já conhece a sua voz e adora o som produzido, não à toa, se acalma ao ouvi-la.
  • Os bebês choram por qualquer motivo, portanto não se desespere.

 

Trocando a fralda

Ao final da primeira semana é bem possível que você já tenha trocado mais de 70 fraldas, não se assuste. A prática leva à perfeição – que nesse caso é demorar menos, saber driblar a torneirinha (meninos) e gastar muito menos algodão.

1) Antes de colocar o bebê no trocador, tenha certeza de que tudo o que você vai precisar usar está ao alcance das suas mãos. Nunca deixe o bebê sozinho no trocador!

2) Em caso de assadura, consulte o pediatra antes de dar ouvido à mãe, sogra ou amiga. A melhor arma contra assaduras ainda é a prevenção.

3) Não espere a fralda ficar bem cheia de xixi para realizar uma troca. No caso de cocô, troque imediatamente.

4) Em toda troca de fralda limpe bem cada dobrinha. Se for menino, atenção para as dobrinhas do saquinho, já no caso das meninas, o algodão deve estar limpo sempre que entrar em contato com a vagina.

5) Se o seu pediatra recomenda o uso de pomadas, faça bom uso. Uma pequena camada é o suficiente para hidratar a pele e funcionar também como barreira física.

6) Se você prefere usar lenços umedecidos, preste atenção, alguns bebês podem desenvolver alergia por causa do perfume. Ao primeiro sinal de assadura, deixe de usá-los e veja se há melhora.

7) A receita da época da vovó também funciona, deixar o bebê pelado enquanto toma o banho de sol é uma ótima alternativa.

 

A hora do banho

Muitos pediatras não recomendam o banho por imersão na banheira enquanto o coto umbilical não cair. Peça orientação.

Como eu limpava meu filho antes de começar a dar banho por imersão?

Comprei rolos bem grandes de algodão e cortei em quadrados do tamanho da palma da minha mão. Separei dois potes, ambos com água morna, mas um dos potes tinha um pouco de sabão líquido de glicerina. Com o bebê sobre uma toalha felpuda e longe de qualquer corrente de ar, ia calmamente passando o algodão com sabão em movimentos leves e circulares por cada parte do corpo, e depois, um algodão só com água servia para lavar. Sugiro começar e terminar cada parte em separado, para que os sabão não fique muito tempo em contato com a pele do bebê. Dependendo de sua destreza e confiança, poderá fazer o mesmo com a parte de trás apoiando o bebê na toalha ou no seu antebraço. Deixe-o seguro e com os pés apoiados.

Comece o banho pela cabeça e o rosto e mantenha o corpinho de bebê envolto na toalha (bebês perdem calor muito facilmente). Olhos devem ser limpos sem sabão, mesmo que esse seja do tipo que não irá arder os olhos. Cada olho deve ser limpo com uma toalha ou algodão diferente para evitar qualquer tipo de contaminação. Para limpar nariz e ouvidos, você pode usar pedaços de algodão compactos e umedecidos. Eu usei hastes flexíveis com muito cuidado. Lembre de limpar e secar bem o pescoço.

Cuidados com o coto umbilical: siga a orientação do pediatra; a maioria recomenda o uso de álcool 70% no entorno do umbigo e deixar a área sempre seca e ventilada. O coto costuma “cair” (secar) em até 10 dias.

 

Amamentação e o arrotar ou não arrotar

O reloginho da fome do seu bebê não vai ser igual ao reloginho do bebê da sua amiga. Nós temos sempre a tendência de achar que qualquer choro é sinal de fome e já vamos colocando o peito na boca da criança. Sugiro que pelos próximos três meses você faça um diário para aprender a conhecer a rotina do seu bebê.

O que anotar?

  • Horário das mamadas
  • Tempo em cada seio
  • Qual o seio que começou e qual terminou (se for mamadeira, anotar o volume que o bebê mamou)
  • Sinais: arroto, refluxo, gases e cólica, fezes
  • Tempo e horário dos cochilos

 

Sobre o arroto: Independentemente de o seu bebê ser alimentado ao seio ou com mamadeira, se ele vai ingerir pouco ou muito, nos primeiros meses é muito importante colocar o bebê para arrotar. Se amamentado ao seio, coloque-o para arrotar ao final da mamada de cada seio. Os bebês amamentados com fórmula devem ser colocados para arrotar ao atingir a metade do volume total.

 

Espero que agora você curta seus primeiros dias em casa com mais tranquilidade. Se quiser imprima esse texto e cole-o na geladeira 😛

 

Crédito de imagem: jamie h

Postagem anterior
Post para minhas amigas grávidas
Chupetas divertidas
Próxima postagem
Chupetas divertidas para o neném não chorar

1 Comment

  1. Sarah Almeida Moreira
    26 de novembro de 2016 at 4:49 — Responder

    Adorei, vou ficar acompanhando

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O bebê chegou em casa, e agora?