Vale tudo quando o filho não quer comer?

Meu filho é uma delícia de menino, um aventureiro gastronômico. Quem o conhece sabe que lanchinho e fast food nunca foram escolha, só em caso de necessidade extrema; ele sempre preferiu um bom prato de arroz com feijão ou risoto 🙂

Em recente viagem, passei por situação que nunca imaginei ser possível tão cedo. Fomos para a Califórnia que, apesar de ser um destino frequente, deixa o fuso da gente bastante confuso. São menos 6 horas do horário daqui do Brasil. Para a gente que é adulto é um baque, o corpo pede para dormir ainda com o dia claro e a gente vai segurando o quanto dá, imagina então para o pequeno, ele dormia às 17h para acordar às 3h da madruga. Se o sono complicou, você pode imaginar como ficou a alimentação … Acho que só uma “mãe nutricionista” pode avaliar meu desespero.

Apesar de estarmos em um apartamento e com tudo à mão para preparar refeições caseiras, meu filho se alimentou de mamadeira e biscoito Goldfish por quase uma semana. Eu sei que podia ter sido pior, mas para mim foi um pesadelo. Conseguimos com algum tato e muito suor oferecer queijo em alguns momentos do dia e depois acho que como evolução natural, ele pediu “none”. Para quem ainda não juntou o none com o da, o meu filho pedia por danone, o que na verdade, na maioria das vezes é qualquer iogurte que ele goste.

Meu marido voltou do mercado munido de todo o tipo de “none” que pudesse agradar o pequeno e aliviar o meu sofrimento (que a essa altura era choro em quase toda refeição). Para encurtar a história, achamos o “danoninho” americano, que atende pelo nome de Dan-o-nino. Achava que estaria salva, o mesmo dinossauro, o mesmo potinho e eu já nem me importava com um tanto de corante e uma dose extra de açúcar.

Pega colher, coloca o menino sentado no chão mesmo. Abrimos o potinho, suspense e surpresa! Ouvimos uma vozinha que diz: “Esse não é “none” mamãe!” Eu chorei, o pai insistia – “Filho, é “none” sim!!! Prova.” E meu filho recusou o alimento por causa da diferença de cor do produto brasileiro, dá para acreditar?

Não é de hoje que sou super contra corantes onde não precisa. Se a quantidade de morango não foi suficiente para deixar o iogurte rosa choque (exagero), por que diachos se vai lá colocar o corante carmim – não importa se natural, pior ainda, artificial! O Dan-o-nino é de um rosa bem discreto, resultado de mistura de suco da fruta com betacaroteno.

Pesquisando, descobri que na França também é assim. Ao chegar de volta ao Brasil, entrei em contato com o SAC da Danone para saber o motivo de tão grande diferença na composição (ingredientes) de um mesmo produto, tendo em vista que a parte nutricional (como mostra o quadro abaixo) é praticamente a mesma.

Recebi uma ligação do SAC em menos de 72 horas, ponto para a Danone. Após descrever o acontecido de forma menos mãe e mais profissional de nutrição, a resposta que obtive foi que não há proibição do uso do corante natural carmim, mas que agradeciam a minha sugestão, e que esta seria encaminhada para o departamento responsável.

 

 

os danoninhos

 

Crédito de imagem: MOEVIEW is Aaron Molina

sorvete caseiro de manga
Postagem anterior
Sorvete de manga
Próxima postagem
Martha Stewart Crafts: o melhor do DIY semipronto

7 Comentários

  1. Izabela Alves
    28 de Janeiro de 2013 at 12:22 — Responder

    Vale tudo! Minha filha tb era uma aventureira gastronômica. Com 2 anos e meio começou a retirar a comida saudável e as vezes passava um dia inteiro a base de uma ou duas mamadeiras, arroz bco e água. Perdeu peso, ficou doente, perdeu mais peso… Chorei muito! Até que o gastro falou: se ela quiser biscoito, dê biscoito! Se quiser só macarrão: dê só macarrão! Porque segundo ele iria precisar de massa. Ele tb disse que a fase iria passar e acredite: só agora, com 4 anos, é que ela começou a comer melhor e introduzir, vez ou outra, uns vegetais. Haja paciência… Mas ela sobreviveu… Não é desnutrida e muito menos obesa (mas passou por uma fase em que realmente não conseguimos dar o que queríamos). Ela morria de fome, mas não comia.

    • Patricia
      28 de Janeiro de 2013 at 12:28 — Responder

      Izabela não me assuste (risos). O pequeno já voltou a comer bem melhor, mas não como antes.
      Aqui em casa ele tem 2 fortes advogados de defesa, então quando não estou, os nones e alguns picolés estão sendo inseridos no cardápio 🙁
      Fico feliz que 90% da alimentação dele é bem saudável e esse pouco não me faz surtar.

      Salvam se todos. bjs e obrigada

  2. Roberto
    28 de Janeiro de 2013 at 15:37 — Responder

    Eu e minha esposa Karla temos um bebe (ou melhor um rapazinho) de 2 anos e 8 meses, estamos tendo os mesmo problemas para ele comer, mais dou o que ele quer, se quer Mc dou Mc, se quer biscoito, dou biscoito, ele fica o maior tempo do dia comigo Pai, ai falei com o medico dele e expliquei que ele não estava se alimentando bem, poristo começei a colocar a mamadeira dele, frutas (mamão, maçã, banana prata, pera, goiaba e abacate) e legumes cozido (abobora, abobrinha, batata, beterraba (pouca), cenoura, xuxu, couve, couve flor e brocolis) juntamente com o leite em pó e mucilon, coloco tudo em um recipiente em quantidade que da para fazer 300ml de mamadeira com mais ou menos 200ml de agua morna, bato tudo no mix ou liquidificador e dou para ele dormindo, toma tudo, isto ajuda e muito na sua nescessidade diaria de nutrição, faço de 3 a quatro mamadeiras por dia, agora alen dasd mamadeira ele esta comendo melhor e durante o dia todo fica beliscando uma coisa ou outra, como biscoito, danette, chocolates, pães etc.. ficaadica…

  3. Úrsula
    28 de Janeiro de 2013 at 19:34 — Responder

    Patricia, me ajude! Minha filha de 1 ano e 5 na creche come de tudo e bem (é o q dizem!) mas em casa é um drama! É fácil ela passar o fim de semana todo sem comer uma comida salgada, uma carne, um legume. Nas férias da creche ela passou mais de duas semanas sem comer quase nada de comida. Em geral não me preocupo muito pq durante a semana toda ela come bem. Ela come iogurte, mucilon, leite (só com Nescau, mesmo assim nem sempre), doces em geral (socorro!). O pediatra falou q não é pra substituir comida por essas coisas mas ela não reclama de fome, pode passar horas sem comer. Eventualmente ela resolve comer em casa, mas é raro. Meu pânico é q vamos passar 17 dias na Europa, basicamente na Itália. A princípio um macarrãozinho seria razoável mas meu medo é ela não comer nada! O q fazer? Manda o iogurte pra dentro??? Como tá fora da rotina pode? O q fazer??

    • Patricia
      29 de Janeiro de 2013 at 13:40 — Responder

      Olha Úrsula,
      eu já chorei muito, se é na rotina, eu deixo com fome até comer comida mesmo, claro que se ele não estiver doentinho, mas em viagem, a gente nunca vai saber como eles vão se portar. Na primeira vez meu filho comeu até guacamole com salsa verde, agora, bem, você leu o meu drama.
      Relaxa, vai que ela come?! E qualquer coisa o danoninho de lá tem menos açúcar e zero corantes 🙂

      Boa viagem e não deixe de me dizer como foi.

      • Úrsula
        29 de Janeiro de 2013 at 23:21 — Responder

        Digo sim, Patricia! Tomara q dê tudo certo! Mas na dúvida vai o none mesmo.

  4. 30 de Janeiro de 2013 at 13:10 — Responder

    Patricia
    Que post gostoso de ler! Também sou nutri, mas ainda não sou mãe, e fico pensando que provavelmente vou enlouquecer se eu tiver um filho que me desafie na alimentação… hehe.. Bom saber que dá para seguir bem : )
    Tenho um blog sobre nutrição e alimentação saudável, passa lá no Nutrir Bem! http://www.thaislara.wordpress.com
    Beijo!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Vale tudo quando o filho não quer comer?