Respostas educadas para perguntas inconvenientes

Foram dois os efeitos colaterais da gravidez que me aborreceram muito: emburrecer e me aborrecer 🙁 Confesso que não me reconheci durante grande parte dos nove meses. Minha memória era a de uma formiga, fui incapaz de lembrar fatos recentes como “o que comi no jantar de ontem”, e me aborrecia frequentemente. E assim íamos (eu e a minha gravidez) em ciclos.

Se você está grávida e acha que a qualquer momento pode devorar alguém que te fez a simples pergunta “você está grávida?”, conte até dez bem lentamente, pois isso é só o começo. Você ainda vai ter que ouvir (ou não), muitas outras perguntas e afirmativas. Afinal, você agora é uma fonte ambulante e inesgotável de assuntos (até parir). Esse post vai servir como treinamento, dessa forma você já se prepara e diminui o risco de não machucar ninguém até o final da gravidez.

Vou começar contando a história mais esdrúxula que me aconteceu. Meus seios cresceram de forma espetacularmente desproporcional ao da minha barriga, o que gerou comentários do tipo “será que ela colocou silicone?”. Quando descobriam que era gravidez, logo vinha a sentença seguida da pergunta “nossa, vai ter é leite! Você vai amamentar?”. Se a pergunta viesse de um homem tudo bem, mas não conseguia e continuo não conseguindo entender como uma mulher pode achar que ao gerar um filho eu simplesmente decidiria NÃO amamentar!!! A resposta que eu gostaria de ter dado: Não, eu vou retirar com a bomba e vender para ganhar uns trocados” ou “vou deixar aí dentro para ver se seca e desse jeito eu não preciso colocar silicone”. A resposta que você dá: “Claro, é um momento mágico, imagina só ter um filho e nem pensar em amamentar.”

Lembrando desse episódio, resolvi listar outras perguntas que me irritaram bastante durante a gravidez.

Você quer menino ou menina?
Não quero criticar quem realmente faz uma escolha e torce muito por um ou outro sexo. Quando a gravidez se confirma, a gente pode até ter se imaginado comprando vestidos ou carrinhos, mas querer que seja de um determinado sexo e torcer por isso é meio roleta russa. Alguém querer que a gente diga assim sem cerimônia, é dar munição para que depois que o filho nasça, ele corra o risco de ouvir que você queria ter tido uma menina. Melhor poupar o din din da análise.

A resposta que eu gostaria de ter dado: Menina claro! Já tenho o nome escolhido desde os meus 10 anos de idade, roupas compradas e bonecas guardadas. Se for menino ele vai ter que se virar.

A resposta que você dá: O importante é vir com saúde. (+ sorriso amarelo)

 

Opa! Já estava na hora.

Tudo bem, a gente já sabe que quando namora, perguntam logo quando vai ser o casamento. Bastou casar para perguntarem quando os filhos vão chegar. Tem muita gente que acha que para engravidar é só transar e foi. Mas falando sério, não é tão simples assim. Sem contar que o estar casada não é necessariamente um ok para que a procriação aconteça. Fuja das pessoas que começam a pergunta com a seguinte sentença: “Na sua idade eu já tinha 2 filhos.” Finja um acesso de tosse, antes dela dizer a quantidade de filhos.

A resposta que eu gostaria de ter dado: Meu marido não tem espermatozóides tão ligeiros ou bons, então estou a procura de um bom doador, se é que você me entende. (Não esqueça de dar uma piscadela e um sorriso maroto.)
A resposta que você dá: Pois é, a mulher moderna acaba sofrendo muito no mercado de trabalho e demoramos para achar o melhor momento.

 

Pensa em ter mais filhos?

Nem todo mundo quer ter um time de vôlei em casa, e se tem algo que realmente não cabe nesse momento, é querer que você decida se vai querer ter mais filhos. Só para deixar bem claro: Seu primeiro filho ainda nem nasceu! Seu PRIMEIRO filho ainda nem nasceu!

A resposta que eu gostaria de ter dado:  Claro, quando descobri que não teria os gêmeos que planejei, contratamos uma barriga de aluguel e o irmão do zequinha vai nascer apenas com 50 dias de diferença.

A resposta que você dá: Ainda é muito cedo para falar, mas adoraria ter um casal de filhos.

 

Aproveita para dormir agora, que depois, nunca mais! Ou ainda a variação mais pesada: “Aproveite esses últimos meses para dormir até mais tarde, viajar com o marido, ir ao cinema e jantar fora, porque depois, nunca mais! “
Essas frases sempre vem de falsas amigas, pessoas SEM filhos, pessoas COM filhos e que geralmente abandonaram tudo para cuidar dos filhos, e mais um sem número de senhorinhas da fila do mercado ou do banco.

A resposta que eu gostaria de ter dado: Obrigada, mas não precisa se preocupar, as babás já estão contratadas e a minha filha também já está matriculada para entrar no colégio interno na Suíça quando completar 5 anos.
A resposta que você dá: Eu tenho certeza que vai valer a pena. O amor já é imenso, e com certeza essas mudanças são as melhores que já desejei na vida.

 

Você está com uma cara bem cansada.
Na verdade queriam dizer que você já está um bagaço, o que provavelmente é verdade. Familiares, melhor amiga ou até mesmo o marido nunca deveriam fazer esse tipo de ressalva sob pena de ter que trocar várias fraldas de cocô bem fedidas.

A resposta que eu gostaria de ter dado: Deu para notar? Desculpa, mas é que hoje acordei tão cansada que mal consegui escovar os dentes, quanto mais o cabelo. Eu nem ia pedir, mas já que você se ofereceu para me ajudar, ainda tenho uma pia cheia de louças para lavar e as compras do mês para fazer.
A resposta que você dá: Imagina, só esqueci de passar o corretivo e um gloss.

 

Foi planejada (a gravidez)?

Mesmo que a pessoa que fez a pergunta te conheça um pouco mais, isso não dá a ela o motivo de perguntar algo tão pessoal. E, afinal, qual a importância desse tipo de pergunta? Eu e meu marido estávamos juntos há quase 10 anos, o que já era por si só um bom indicador. O mínimo que se espera é um pouco de reserva, seja você casada ou não. Que eu saiba a maneira de gerar bebês não mudou nos últimos anos.

A resposta que eu gostaria de ter dado: Foi uma total surpresa, meu marido está viajando há meses, mas um dia acordei enjoada e pronto, estava grávida. Nem ele acreditou.
A resposta que você dá: Super! Comecei a tomar ácido fólico há meses e a marcar cada período fértil do calendário.

 

Se tudo isso acontecer, não ache que eu sou uma bruxinha ou que lhe roguei uma praga. Mas é assim desde o início dos tempos. Quando se trata de gravidez, todo mundo é expert no assunto.

P.S.: Não se deixe enganar quando ouvir a pergunta “Como você está se sentindo?” Se a sua resposta for positiva, vai ter sempre alguém falando coisas terríveis sobre a própria gestação ou a de alguém conhecido; se a sua resposta for negativa, essa mesma pessoa pode ser capaz de dizer quão plena e maravilhosa foi a experiência dos 9 meses.

P.S.2: espere para ler a lista “inconveniências pós parto”.

 

Crédito de imagem: bettina n

fantasia de carnaval
Postagem anterior
É carnaval! Inspire-se :*)
Próxima postagem
Bloco infantil Gigantes da Lira

18 Comentários

  1. Roberta Cabral
    31 de Janeiro de 2013 at 9:22 — Responder

    Perfeito, tenho um bb de 8 meses e passei com louvor pela maioria das perguntas acima, mas a que mais me irritava era se era meu segundo casamento, pois esperei 17 anos para o 2o. filho entao todo mundo perguntava se era do segundo casamento.

  2. Germana
    31 de Janeiro de 2013 at 9:43 — Responder

    Rindo muito! O ser humano em geral eh muito chato.

  3. 1 de Fevereiro de 2013 at 19:57 — Responder

    Muitooooo bom o post, é exatamente assim….depois vem tambem as competiçõezinhas fora de hora…aff

  4. Aline
    13 de junho de 2013 at 12:01 — Responder

    Gente…..o pior que é exatamente estas perguntas incovenientes que irrita, estou de 5 meses e é exatamente assim que acontece!!! adorei o post….afinal é bom saber que não posso por isso sozinha rsrs…bjs

    • Patricia
      13 de junho de 2013 at 12:16 — Responder

      Aline,

      você não está sozinha mesmo, somos uma legião que tem que ter muito boa vontade e um tanto de paciência. Respire fundo e volte aqui se precisar de apoio 🙂
      bjs

  5. Elisabeth Pimenta
    8 de outubro de 2013 at 17:28 — Responder

    Estou de 5 meses e ja ouvi isso tudo,ri d++++ com o post.
    Tem muita gente sem noção,que nào pensa antes de falar.
    Uma certa individua mesmo me disse esses dias na frente de um monte de gente que na minha idade (estou com 30) ele já tinha 3 filhos,aí eu não aguentei e disse : Também vc “aprontou” com 15 anos tinha que ter um monte de filho com a minha idade mesmo,ela ficou tão sem graça que a partir desse dia não fez mais esse tipo de comentário.
    De vez em quando é bom dar a resposta que gostaria…ficamos tão leves…

    PS:Estou devorando as postagens,foi o meu maior achdo encontrar o blog,parabéns a todos os que escrevem.

  6. Roseli
    19 de dezembro de 2013 at 9:43 — Responder

    Excelente post! Ri muito, estou de 2 meses e ja ouvi algumas das perolas… fiquei tao feliz de voce tambem ser carioca, me senti abracada com o humor e os otimos topicos. Obrigada!

    • Patricia
      19 de dezembro de 2013 at 18:50 — Responder

      Oi Roseli,

      E aos poucos novas situações vão surgir, quando acontecer, venha aqui adicionar mais respostas para perguntas inconvenientes.

      Beijos e Feliz Natal!

  7. Patrícia Lucena
    30 de Maio de 2014 at 10:54 — Responder

    Bem legal o post, ma algumas coisas achei frescura, tipo, a do você prefere menino ou menina, a outra, você quer ter mais filhos..putz, coisa mais normal essa pergunta…As outras achei pertinente e se fosse eu, teria respondido na ironia/grosseria mesmo hahahahahha Um beijo, gostei muito do blog, apesar de não ser mãe (nem pretender ser) gosto desse conteúdo para entender melhor as minhas amiga, conheci o blog através do texto: Carta para as minha amiga sem filhos” que achei bem legal e até mostrei para as minhas amiga mães. Um beijão, muito amor na tua jornada 🙂

  8. 10 de junho de 2015 at 12:32 — Responder

    Tenho um bebê de dois meses e meio e ouvi muitas dessas coisas e outras além. Outra que eu ouvia bastante era: “Mas você é tão nova. Não te deixa triste saber que vai perder metade da vida?” Cara! Como assim perder metade da vida? A melhor parte de mim é ser mãe. Pois é… acontece.

  9. Cristiane
    10 de junho de 2015 at 12:52 — Responder

    O pior é quando vc tem o primeiro e te perguntam quando vem o próximo, ai vc engravida e te falam mas já tá grávida de novo!

  10. Zana
    10 de junho de 2015 at 22:10 — Responder

    Mulher vc esta estressada! Ok, concordo com alguns pontos mas outros eh besteira… As pessoas sempre vao perguntar alguma coisa e eh legal dividir experiencias 🙂

  11. Herica
    11 de junho de 2015 at 15:11 — Responder

    Sou mãe de um lindo menino de 10 anos e passei por essas perguntas, mas em geral, elas não me ofendam ou irritavam. Pelo contrário, fiquei impressionada como as pessoas querem puxar conversa e nos ajudar. Certa vez pedi um sanduíche natural e atendente susurrou: “não come isso não, que não é de hoje”. A dica que dou é ter um pouquinho de paciência e bom humor, que as perguntas das pessoas, em geral, não têm intenção de ofender. 😊

  12. 18 de Março de 2016 at 16:17 — Responder

    Eu cansei de ouvir essa do “Aproveita para dormir tudo agora..” e isso me irritava demais, porque eu passei a gravidez inteira com problemas para dormir! Além disso, ouvi “Você já se acostumou com a ideia?” como se fosse uma coisa ruim! E sim, ouvi isso de pessoas que já tem filhos!
    Gente, não é todo mundo que engravida sem querer!! E nem todo mundo só pensa em dormir!
    é muita falta de noção!
    Beijos

  13. Ariane
    27 de agosto de 2016 at 1:09 — Responder

    Nossa tenho ficado muito irritada com gente intrometida, essea dias fui a farmácia comprar um teste de gravidez e uma mulher que nunca me viu na vida resolveu perguntar minha idade e se eu estava grávida, eu disse que tinha 25 e me obriguei a mentir que o teste era para uma amiga pra evitar os comentários desnecessários, mesmo assim a maldita me pegou pra exemplo dizendo que eu era muito nova e bonita para ter filhos?! Fiquei com mais raiva por n ter dado uma boa resposta na hora! Sério essas pessoas tem que ser estudadas, já é difícil decidir ter um filho aí vem alguém que nunca nos viu na vida e resolve dar lição de moral..

  14. sidineia
    22 de dezembro de 2016 at 1:28 — Responder

    Olá pra mim minha menstruação está atrasada a 11 dias será que estou grávida??

    • Camila
      2 de Janeiro de 2017 at 14:19 — Responder

      O ideal é fazer um teste BetaHCG de sangue para comprovar. O resultado sai no mesmo dia.

  15. Raquel Pereira lopes
    9 de Janeiro de 2018 at 20:40 — Responder

    Olá tudo bem então estou sem tomar nada a 4 meses comigo tive relação hj estou no pedido fértil e caiu esperma de domingo em mim é possível uma gravidez ???

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Respostas educadas para perguntas inconvenientes