Como contar histórias e conseguir a atenção das crianças

Começo esse texto dizendo que meu marido é um ótimo pai, mas na arte de contar histórias, seu desempenho deixa ainda a desejar. Coisas de um pai em construção.

Sendo filho único e crescendo sem crianças por perto, não teve a oportunidade de praticar a contação de histórias. Não posso deixar de falar que ele tentou e tentou, mas prender a atenção do nosso filho era praticamente impossível. Enquanto eu consegui contar a história até o final, ele não passava de poucas páginas.

Para tentar ajudá-lo, resolvi prestar atenção na maneira como eu fazia. Foi assim que me tornei “professora” de contação de histórias, e as dicas, divido aqui com vocês. Essa “aula” é para pais (e muitas mães também), tios, madrinhas, avós e irmãos.

O primeiro passo é escolher a história. Preste atenção se o livro é adequado à idade do seu filho, se tem ilustrações que possam ser exploradas e compreendidas.

Para contar bem uma história, você deve ter lido ela com antecedência. Você saberá a lição a ser apreendida, conhecerá as personagens e terá mais intimidade a cada virada de página.

Imagine as personagens. Crie as vozes de cada um na sua cabeça. Saiba onde haverá uma pausa e perceba quando você poderá criar e acima de tudo, improvisar. Dependendo da idade do seu filho, o improviso será bastante necessário.

Ao começar a ler, diga sempre o título da história e o nome de quem a escreveu. Estimule seu filho a pensar e sonhar em escrever uma história também.

Leiam o livro juntos. Mesmo as crianças que ainda não sabem ler podem interpretar as figuras ilustradas. Incentive-os a contar aquilo que vêem em uma página ou outra, escolha as mais óbvias. Para os que estão aprendendo a ler, escolha histórias simples e curtas e faça um revezamento de leitura.

Quando alguma parte da história retratar uma cena real e que ele consiga relacionar com o dia a dia dele, insira essa passagem na história. Exemplo: nossa filho, esse menino tem um cachorrinho. Será que ele é sapeca igual ao nosso? Vamos virar a página e descobrir o nome dele?

O mesmo livro pode e deve ser lido mais de uma vez. Livros infantis não são descartáveis, crianças amam ouvir a mesma história (se for boa) mil vezes. Repetição é uma forma de ensino.

Por fim, leia sem preconceito, a história foi escrita para os pequenos e não para você. Acredite, você pode acabar se divertindo também.

Postagem anterior
Creme de Milho para bebês
Próxima postagem
Um festival de artes para a criançada em Vargem Pequena

7 Comentários

  1. 12 de Abril de 2013 at 11:05 — Responder

    Dicas ótimas!!!!!!!!!!
    Acho que a questão da interpretação funciona BEM para crianças menores: pais precisam ser um pouco atores também nessas horas.

  2. Raquel
    7 de outubro de 2013 at 9:02 — Responder

    Bom dia!gostaria muito de saber mais sobre contacao de historias.Trabalho em um biblioteca escolar com o publico infantil,preciso da dinamica da contacao dentro da biblioteca.

    att

    Raquel

    • Patricia
      7 de outubro de 2013 at 10:50 — Responder

      Oi Raquel,
      vamos anotar sua solicitação e nos esforçar para trazer mais desse assunto.

      Boa semana.

  3. Danielle Dias
    23 de agosto de 2014 at 2:42 — Responder

    Oi Patricia, adorei a publicação. Tenho uma duvida. Meu filho tem apenas 2 aninhos, com quantos anos é ideal para contar historinhas? Nesta idade ele já entende? Ele é muito gitado não pára nem pra comer.

    • Patricia
      25 de agosto de 2014 at 9:55 — Responder

      Oi Danielle,

      Aqui em casa eu conto histórias desde sempre, risos. Você pode tentar contar uma versão mais curta e também usar alguns recursos como capas, dedoches.

  4. nagila jabur maluf
    12 de agosto de 2015 at 2:01 — Responder

    Ola , queria saber como prender a atenção de minha filha de 1 ano de idade , faço de tudo mas é muito difícil que ela fique quietinha prestando atenção , ela sempre sai correndo ou começa a chorar para sair de perto

    • Patricia
      12 de agosto de 2015 at 13:43 — Responder

      Oi Nagila,

      você tentou o que expliquei no texto? História bem curtinhas e animadas com vocês ou fantoches costumam prender a atenção.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como contar histórias e conseguir a atenção das crianças