Dossiê “Chá de bebê”

Tenho percebido que  a gravidez tem sido cada vez mais festejada. Tem festa para anunciar a gravidez, a descoberta do sexo do bebê e até mesmo chá para as amigas mais próximas darem palpite na decoração do quarto e tema.

Uma das coisas que senti falta no meu chá de bebê foi ter um braço direito que tomasse as rédeas. Se você está grávida e tem uma (ou mais) irmã ou a madrinha do bebê que queiram organizar um chá para você, aceite. Caso essa não seja a sua realidade, siga o nosso calendário de planejamento para ter tudo sob controle e não se estressar sem necessidade.

Por onde começar?

Marque a data e escolha o local. O ideal é que o chá de bebê aconteça no mínimo 6 a 8 semanas antes do nascimento.

 

Lista de presentes ou chá de fraldas?

Eu fiz chá de fraldas, mas vi que os tradicionais chás de bebês estão de volta. Lojas descoladas já oferecem o serviço, que é bem parecido com as listas de casamento.

Algumas pessoas perguntam se tem algum problema mandar no convite o nome da loja em que se fez a lista do chá de bebê ou o tipo de fralda que precisa, lembre-se que fralda é um item que não conseguimos trocar, então é preferível dizer qual quer e em que tamanho, do que se ver com pacotes e mais pacotes do produto errado. Se você se sentir desconfortável com a ideia, use sua mãe e a melhor amiga como porta-voz para passar essa mensagem adiante.

 

Quem convidar?

Antes de convidar, você precisa decidir se será um tradicional chá só para mulheres, ou se irá fazer uma comemoração familiar.

Família e amigos são convidados certos em ambas escolhas. Cabe a você e seu marido decidir quem entra e quem sai. Você não precisa e nem deve chamar conhecidos e os nem tão conhecidos assim. Se o pessoal do trabalho quiser fazer um chá para você, aproveite para ter duas pequenas comemorações.

Pense se o local é espaçoso para acomodar o número de convidados. Também não se esqueça do orçamento disponível para preparar comes e bebes.

 

Como convidar?

Você pode fazer a linha tradicional ou usar de humor para enviar os convites. O uso de frases de efeito fazem muito sucesso. Cada vez mais estamos importando essas ideias, o que eu sinceramente acho bem bacana.

Não esqueça de todos os dados necessários no convite, também deixe de alguma forma explícito se será um chá só para as mulheres ou se maridos e filhos são bem-vindos – acredite, já cheghuei com marido à tiracolo em um chá só para mulheres, imagina a cara dele. Outro dado que você pode acrescentar é a hora que o chá deverá terminar, ao final de 3 horas seus pés estarão inchados e dores nas costas serão uma triste realidade.

Ideias de convites:

convitepor mmmcraftsconvitepor ancawonka convitepor LaBohemia...

 

O que oferecer?

Escolha o menu de acordo com a hora do dia escolhida para o evento e seu orçamento.

Se o tipo de festa não vai ser colaborativa (o famoso junta prato), pense em pratos práticos de servir e que exijam o mínimo de louça (já falamos nesse tema aqui)

Comida

O melhor é escolher pratos que possam ser servidos em pequenas porções e usem o mínimo de louça. Fuja de comemoração em hora de almoço ou jantar. Se isso não for possível, uma salada de entrada (no inverno você pode trocar por sopa) e um prato de massa preenchem os requisitos básicos.

Se a cozinheira é você, escolha pratos que possam ser feitos com antecedência. Chamar a diarista no dia seguinte ao evento também é uma ótima dica, principalmente se você tem um monte de louça para lavar e guardar.

  • Saladas – Caprese / Salada verde / Ceasar Salad
  • Sopas – Ervilha fresca / Cebola / Cenoura com gengibre / Abóbora com gorgonzola
  • Massas – Massa curta com molho de tomate ou bolonhesa / Massa longa com molho Alfredo ou gratinado de queijo
  • Sobremesa – Sorvete / Torta gelada / Mousse em taças individuais / Bolo e docinhos

 

Bebidas

Um chá de bebê sem bebida alcóolica sem dúvida será mais barato do que um que ofereça bebida alcoólica.

Sugerimos servir sucos diversos e chá gelado em refresqueiras charmosas.

chabebe2por ...love Maegan

 

Escolha do tema

Muitas mães já sabem o que querem e planejam esse momento desde o primeiro trimestre. O tema escolhido geralmente é o mesmo tema do quarto do bebê. Se você ainda não sabe o que escolher, veja se algumas das nossas sugestões te agrada:

 

  • Meninas – Jardim encantado / Joaninha / Abelhinha / Chá da tarde / Bebê Fashion
  • Meninos – Marinheiro / Aviador / Safari ou Zoológico / Arca de Noé (geralmente se substitui pelo nome da criança)
  • Unissex – Enxoval / Ursinhos

por chocswirlpor Sweet Pea 0613 por Ana lu 'Fotografia por abakedcreationchabebecoruja Frosted with EmotionBebê Fashion da Scrapaper by Erica

 

 

Decoração

A mesa central é sempre o destaque de qualquer festa, então capriche nos detalhes e na escolha das cores.

Pompons, balões, flores, tecidos e mais tecidos têm enfeitado muitas festas, dando delicadeza e um toque mais pessoal à comemoração.

Separe uma segunda mesa como apoio, seja para as comidas e bebidas ou para os presentes que vai receber.

por Lizi G por laceygerard chabebeinglespor katsommers

 

Lembrancinhas

As lembrancinhas estão sendo um novo capítulo nos chás de bebê. Das muitas ideias que surgiram, uma coisa elas têm em comum, todas são personalizadas com o nome do bebê.

por Doce Carolina Confeitariapor soapylovedeb por Ligia Batalha sachescrapaperbyerica

por Ana_Fujim

 

Extras:

  • Livro para que os convidados possam deixar escrito seus desejos para o bebê e a família.
  • Na hora da saída deixe um envelope onde os convidados possam preencher nome e endereço, desse jeito assim que o bebê nascer você pode mandar o comunicado de nascimento (nova mania americana que nós importamos).

por sudphoto

 

Na próxima semana falaremos sobre as brincadeiras que você pode fazer no chá de bebê, sem precisar ficar com o rosto todo pintado e ter que sair na rua quase pelada.

 

 

Crédito de imagem: Ao clicar em cada foto você terá o autor da mesma.

Postagem anterior
Inspire-se: cortes e penteados infantis
Próxima postagem
Coisas que a gente não vê: musical infantil no Shopping da Gávea

2 Comentários

  1. 6 de dezembro de 2013 at 11:29 — Responder

    Ameei muitão esse site . fiquei muitoo feliz por saber mais ou menos como é ser MÃE , tenho 16 anos e estou gravida de 24 semanas e 4 dias ii quero muito que seja uma menina 🙂 Julia , mais se vinhe um menino vai ser muito bem vindo também o Leonardo ..

    • Patricia
      6 de dezembro de 2013 at 11:33 — Responder

      Oi Carla,

      continue aqui com a gente e depois venha contar se é a Julia ou o Leonardo que vai chegar.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dossiê “Chá de bebê”