Customizando roupas para crianças II

Neste segundo post sobre customização, vamos compartilhar com você um apanhado de possíveis customizações para que as roupas durem mais e ganhem cara nova com o auxílio de tesouras, linha, agulha, produtos colantes e outras coisinhas mais. São inúmeras as técnicas e possibilidades, então mostraremos aqui as que mais curtimos.

Durante nossas pesquisas, encontramos o blog gringo Ruffles & Stuff, dedicado basicamente ao bom e velho “faça você mesmo”. Lá, a autora fez dois posts muito legais sobre como ela customiza as roupas da filha. São várias artimanhas e sacações incríveis, como alongar uma blusa ou a alça de uma jardineira, transformar blusa em vestido, esconder mancha através da aplicação de detalhes fofos em tecido etc. O mais legal é que nada fica com cara de mal acabado ou velho!  Clique aqui para ver o primeiro e o segundo post. Vale super a pena, a gente garante!

Já aqui nas nossas terras brazookas, a Revista Artesanado fez uma reportagem ensinando a transformar uma camiseta de manda comprida em uma de manga curta, toda decorada com laços. Fica uma graça e o passo-a-passo não é complicado. Confira o post aqui.

Ainda nessa onda de reaproveitamento de roupas antigas, encontramos dois tutoriais ótimos no You Tube sobre customização para crianças.

O primeiro vídeo ensina como estampar roupas  através de uma técnica simples, porém genial, com renda e alvejante. No tutorial, a Annie usa um body para bebês, mas a técnica funciona para qualquer tipo de peça em algodão. Fica lindo.

 

Linda Camiseta em 3 min usando renda e alvejante ( ex: macacão de bebê)

 

 

Já este segundo tutorial mostra que é possível criar apliques e estampar diversos tipos de blusas usando uma técnica parecida com a do nosso primeiro post. A autora do vídeo, Rafa Cunha, usa adesivo termocolante, ferro, tesoura e tecidos estampados que possam virar uma espécie de silk localizado.

 

Customizando Camisetas: super fácil e rápido

 

 

Bacana também é que, depois de pronto, você pode soltar sua criatividade e customizar em cima da customização (!), costurando botões, paetês ou fazendo pespontos com linhas coloridas, tudo por cima do desenho. Outro detalhe é que essa técnica funciona muito bem também para mães de meninos, que podem soltar a criatividade com estampas de temas mais masculinos.

E por falar em bordados e costuras, a nossa última dica vem da Revista Molde & Cia. No site, eles fizeram um passo-a-passo que ensina a transformar um moletom velho em um lindo cardigã, com detalhes de bordado em pérolas de diferentes tamanhos. É só clicar aqui que a gente te manda pra lá. A dica é para adultos, mas temos certeza de que o processo funciona igual em peças infantis. Vale dar uma vasculhada nas diversas dicas da Molde & Cia, uma vez que a publicação é dedicada ao universo da costura, do fazer e refazer.

No final das contas, o que aprendemos com todas essas diferentes formas de modificar o visual de uma peça foi: 

  1. Planeje sempre antes de começar, para você sempre saber onde está pisando e não acabar estragando uma peça por ter sido, digamos, ansiosa;
  2. Tenha sempre uma boa tesoura de papel e de tecido por perto. Elas vão fazer toda a diferença na hora do “vamos ver”, porque uma vez cortado errado, adeus projeto;
  3. Saiba que a prática vem com o tempo, e que quem não tem habilidade com costura, não vai obter resultados dignos de Coco Chanel na primeira tentativa. Isso, porém, não é motivo para frustrações, porque dificilmente você cometerá o mesmo erro duas vezes. Ninguém quer perder um monte de peças de roupas em experiências malucas!
  4. Lembre-se de lavar todas as peças antes de começar a customização, porque se alguma linha ficar solta, ou se alguma tinta não estiver 100% seca, todo seu trabalho pode ir literalmente por água abaixo na primeira lavada.

Dicas dadas, mãos à obra! E compartilhe aqui com a gente seus sucessos e dificuldades no processo de personalização de roupas. Duas (ou várias) cabeças pensam melhor que uma! 😉

 

 

Imagem destacada: www.freedigitalphotos.net

Postagem anterior
O fracasso da operação desfralde
como agir em caso de acidentes com os pequenos
Próxima postagem
Você sabe como agir em caso de acidentes com os pequenos?

1 Comment

  1. Maria Irene S Xavier
    12 de Fevereiro de 2016 at 23:20 — Responder

    Amei sua idéia,sucesso,parabéns 😤.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Customizando roupas para crianças II