Criando pequenos leitores

Vivemos em uma boa época para criar filhos leitores. Nunca tivemos tantas opções de livros infanto-juvenis disponíveis. E títulos de ótima qualidade. Portanto, nesse humilde post, a máxima “ah, na minha época era melhor” não terá vez. Para mim, meu filho vive em uma época muito melhor do que a minha.

Ele pode entrar em livrarias e encontrar uma seção inteira só com livros da idade dele, com almofadas, mesinhas e vendedores especializados. Ele pode ler histórias no papel e na tela. Ele tem à sua disposição livros para interagir, para colorir, para jogar. Ele vive em uma época em que está o tempo todo lendo. Ele lê embalagens de alimentos, lê quando navega na internet, lê quando joga videogame. Você sabia que em alguns jogos o volume de texto é o equivalente a de um livro? É narrativa, é aventura e você ainda pode decidir o destino do protagonista principal. Um barato.

O mundo é um livro. Tudo pode virar história aos olhos do seu filho. Estimule a curiosidade dele. Quando ele lhe perguntar, surpreso, como você sabe certa coisa, responda simplesmente: porque eu li em um livro. E quando ele fizer uma pergunta que você não saiba responder, pesquisem juntos a resposta em um livro ou na internet. Na internet? Sim, conhecimento é livro.

“Tá, mas como fazer para que meu filho goste de ler livros? Livros mesmo, daqueles de papel?”, você deve estar se perguntando. Bem, a resposta para essa pergunta é a mesma dada para as questões: Como fazer para que meu filho coma bem? Como fazer para que meu filho trate os outros com respeito? Dê exemplo. Leia. Leia sem pudor. Na frente do seu filho, antes de dormir, no sofá da sala, no banheiro. Leia livros de receitas na cozinha, leia bulas de remédios e folhetos do supermercado. Leia o que você quiser, leia o que você gostar. Tenha prazer na leitura. É contagiante!

Crie uma biblioteca infantil adequada à faixa etária do seu filho. Misture livros queridos da sua infância e descubra novidades na livraria. Deixe que seu filho te guie, preste atenção no que interessa a ele. Não tente impor seu gosto a qualquer custo, leia um livro que ele escolheu, depois mostre um que você goste.

Leitura é hábito. Crie uma rotina. Livros para a hora do banho, livros para o lanche, livros para hora de dormir. Leia junto, leia separado. Espalhe livros pela casa, em todos os cômodos. Faça seu filho procurar respostas para suas dúvidas nos livros.

Até chegar o um dia em que você estará lendo no sofá, vai estranhar a casa em silêncio e, ao olhar para o lado, vai ver que você e ele estão lendo, cada um o seu livro, em uma manhã preguiçosa de domingo.

 

 

Barra_Posts

 

suco de frutas
Postagem anterior
Suco Bibi
fitalatos
Próxima postagem
O perigo escondido nas lancheiras

2 Comentários

  1. 4 de agosto de 2015 at 16:17 — Responder

    Adorei o post, por que é exatamente o que pregamos aqui em casa e a Maria é estimulada a ler desde bebê. Sempre lemos muito e sempre brincamos com as letras. E isso está fazendo resultado, por que agora, com 5 anos ela adora o mundo dos livros. É tanto amor que juntas criamos um blog para eternizar os nossos momentos de leitura. Acredito muito que estamos criando juntas o seu espírito crítico e o seu gosto pelos livros.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Criando pequenos leitores