Criando o meu filho do meu jeito

(Essa é a carta que gostaria de ter escrito para a minha família quando meu filho nasceu…)

 

Queridas mãe, tias, avós e sogra,

Essa carta é para vocês, minha família, que ao longo de boa parte da minha vida estiveram presentes e, pela regra natural dos acontecimentos, estarão ainda mais presentes depois do nascimento do meu filho. Sei que vocês dominam o ofício da maternidade há algum tempo e já são capazes de serem mães enquanto dirigem, assistem novela e conversam com as amigas. Infelizmente, esse ainda não é o meu caso. Com um mês de maternidade, ainda estou tentando ser mãe, comer e tomar banho.

Apesar da minha total falta de experiência e da larga experiência acumulada por vocês, preciso que entendam que vou cuidar do meu filho do meu jeito. Por favor, não me levem à mal, isso não significa que eu não preciso de ajuda. Quero vocês por perto, sim – talvez menos horas por dia do que vocês gostariam, é verdade (risos).

Sei que a intenção de vocês é das melhores, mas preciso que entendam que a minha também é. Estou aprendendo a ser mãe do meu filho e ele aprendendo a ser meu filho também, e isso sempre vai ser algo único, diferente e terrivelmente original.

Por mais que vocês me assegurem que é infalível comer canjica para ter mais leite, que todo o bebê deva adormecer no berço, que o melhor horário para o banho seja às 11h da manhã e que não existe mal nenhum em dar chupeta; eu não resisto a fazer meu filho adormecer no colo, prefiro dar banho à noite para que o pai participe e não pretendo dar chupeta. E é assim que vai ser aqui em casa. Pode ser que eu mude de ideia amanhã e volte atrás no dia seguinte, mas para o bem de todas nós, a frase “eu te disse” será proibida até o próximo ano e quem falar vai ter que colocar R$1,00 no pote de vidro da estante da sala.

Nunca tenham medo de que eu esteja renegando minha família e diminuindo a importância do que vocês fizeram e fazem. O meu jeito de ser mãe inclui tudo o que aprendi e vivenciei. Até o que eu decidi fazer o extremo oposto, foi por causa de vocês, vejam só (risos). Estou aberta a ouvir conselhos e críticas que forem extremamente necessárias, mas falem com jeitinho, os hormônios e as noites mal dormidas estão me deixando mais sensível.

Se tudo dará certo,  ainda não sei, mas preciso tentar, ter confiança e sentir que sou capaz, como vocês fizeram. Meu filho precisa de uma mãe assim, agora e para sempre.

Ah, e quanto à canjica, eu continuo detestando, como nos últimos 30 anos. Até quando vocês vão continuar insistindo?

 

*Crédito da imagem:  Lalaland Chelsey

Postagem anterior
As várias profissões de uma mãe
mudar de emprego após a chegada dos filhos
Próxima postagem
Profissão: Faça você mesmo a sua

10 Comentários

  1. 19 de agosto de 2013 at 16:53 — Responder

    HAHAH é isso mesmo!
    Preciso de ajuda mas não de palpites nem verdades absolutas!
    Post Perfeito!
    bjs
    Lele

  2. 20 de agosto de 2013 at 11:02 — Responder

    O filho é seu, vc cria do jeito que achar melhor. Sou daquela que cada uma dar sempre o melhor de si pros filhos.
    Esse negócio de meter me enche o saco tb.
    Sigo o que acho certo e claro quando precisar pedirei ajuda.
    Adorei o desabafo!!!!!
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

  3. MARCELA MATOS
    20 de agosto de 2013 at 18:23 — Responder

    Muito bom essa carta sou mãe de uma menina que vai completar 3 meses e essa carta fala tudo que eu gostaria de dize para minha família.Cansei de tata gente querendo dizer como devo cuidar de minha filha coloquei todos nos logares deles e disse que de a minha filha vai ser criada do meu jeito e não do deles.

  4. Camila
    21 de agosto de 2013 at 16:52 — Responder

    Todas nós passamos por isso… e, só para constar, você está certa em não tomar a canjica, ela pode dar cólicas no bebê, segundo o pediatra do meu filho… rs

  5. Priscila
    21 de agosto de 2013 at 18:29 — Responder

    Muito Bom este desabafo!!!
    Adorei, também quero e vou criar meu filho da minha maneira….
    rsrs… bjos

  6. Maria
    21 de agosto de 2013 at 20:43 — Responder

    legal essa carta…criei 2 sozinha a 2 mil km de distância dos familiares…a 3ª teve os avós e tios por perto…deu no que deu…mimada, briguenta, irreverente, enfim, deu mais trabalho depois…só eu sei, o que é uma família de 20 pessoas palpitando na sua vida e de seus filhos!…

  7. Aldi
    23 de agosto de 2013 at 12:53 — Responder

    Só Deus e minha mãe sabem o que tenho passado nos 4 meses q ganhei minha bb, essa carta põe para fora o que sinto e o quanto tenho sofrido com a falta de bom senso… Menos da minha mamãe fofa q me ajuda em tudo e me dá espaço para ser mãe dando dicas preciosas com jeitinho!

  8. Alessandra
    25 de Março de 2015 at 17:17 — Responder

    Exatamente como me sinto!!!!! (Y)

  9. 18 de agosto de 2015 at 2:04 — Responder

    Ahh a canjica….. Comi uns 4 litros, pra mais kkkkkk
    Ainda bem que eu gosto 🙂

  10. 12 de Fevereiro de 2018 at 10:27 — Responder

    Muito bom seu artigo, gostei bastante.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Criando o meu filho do meu jeito