Criando bebês sem fralda (Elimination Communication)

Fiquei muito curiosa quando vi várias fotos de bebês chineses usando calças com aberturas no bumbum, sem fralda ou roupas íntimas por baixo. Pesquisando, descobri que na China algumas crianças são estimuladas desde cedo (cedo mesmo, estamos falando das primeiras semanas de vida) a fazer suas necessidades na privada – ou sobre a pia e até mesmo na rua. Lá, fraldas são artigos de luxo, que devem ser usados em apenas algumas situações, e as crianças crescem sem se tornarem dependentes delas. Por isso o uso da tal roupa com abertura, para evitar que seja necessário desabotoar a calça, facilitando assim o processo.

bebê sem fraldaBebê sem fralda 2

 

 

(Crédito da imagem: Malingering)

A prática de criar bebês sem fralda vem ganhando adeptos no ocidente e foi batizado de “Elimination Communication” (Comunicação de eliminação). O método, a grosso modo, consiste em os pais perceberem os sinais de que o bebê está com vontade de fazer xixi ou cocô, levá-los rapidamente para a privada ou a pia, retirar a calça e estimulá-los a fazer suas necessidades fisiológicas fazendo barulhos como shhhh ou pfff. A ideia é associar o barulho ao ato de urinar e defecar, condicionando assim a criança, daí o nome comunicação de eliminação. Como deixa claro o site Diaper Free Baby, não se trata de desfraldar o bebê, mas de ensiná-lo a entender e dar sinais quando a vontade de fazer xixi ou cocô chega. E uma vez que isso é alcançado, não existe a necessidade da etapa do desfralde.

Os adeptos do método garantem que com o tempo você começa a perceber os sinais das crianças e, por volta dos três meses, mais ou menos, já é possível levar a criança em horários determinados ao banheiro, uma vez que o hábito de ir ao banheiro se torna mais regular.

Entre os motivos que levam os pais a adotarem a técnica estão a questão ecológica – diminui drasticamente o consumo de fraldas –  e também o fato da prática evitar assaduras e alergias. Muitos pais não são radicais ao ponto de retirarem completamente a fralda e fazem um método misto, a maioria utiliza fraldas de pano em algumas ocasiões do dia ou viagens e fraldas descartáveis durante a noite.

Alguns pediatras não acreditam no método e afirmam que os bebês não são capazes de controlar os esfíncteres com apenas alguns meses de vida, mas também acham que é possível que isso possa acontecer mais cedo do que o habitual, por volta de 1 ano. No Brasil, as mães costumam começar o desfralde por volta dos dois anos de idade, mas é comum o processo se estender até os três. Muitos pais que usam o método argumentam que não faz nenhum sentido ensinar o filho a fazer suas necessidades fisiológicas a qualquer hora para ter que ensinar novamente, alguns anos depois, que eles devem aprender a controlá-las.

Lemos um depoimento interessante de uma mãe brasileira que mora nos Estados Unidos e está utilizando o método. Vocês já tinham ouvido falar a respeito? O que acha da ideia de criar bebês sem fralda? 

 

*Crédito da imagem: Harald Groven

Postagem anterior
Frases que devemos evitar na hora de educar nossos filhos
Próxima postagem
Quarto do bebê: passo-a-passo

7 Comentários

  1. Elaine Rocha
    14 de novembro de 2013 at 11:21 — Responder

    Aff…não consigo imaginar a minha filha quando era bebê ou sua irmãzinha (30 semanas na minha barriga), sentada num penico ou na pia, toda mole, e eu fazendo barulhinho de shhhh ou pfff…kkk

  2. Débora Burato
    14 de novembro de 2013 at 19:37 — Responder

    Acho que é muito cedo para aprenderem mais uma difícil tarefa…o novo mundo fora da barriga já traz tanta novidade e “impor” esse aprendizado tão cedo… Não acho legal! Prefiro as fraldas…

  3. Kelly
    20 de novembro de 2013 at 20:52 — Responder

    N concordo com esse método! A criança fica suscetível a infecções, e tudo tem o seu tempo, minha filha saiu da fralda com um ano e sete meses, e não consigo imaginar ela sem esse processo……

  4. ailton
    21 de novembro de 2013 at 12:42 — Responder

    É bom saber que este método é tradicional na China li um romance biográfico escrito nos anos 30 do século passado da escritora americana Pels Boock em que ela relatava este método.

  5. Daniel
    22 de dezembro de 2013 at 15:26 — Responder

    Um bilhao de pessoas ja fazem isso, e seus bebes aprendem aos comandos ja nos primeiros meses de Vida. Nos que nos acostumamos com as fraudas.

  6. eliane
    7 de Maio de 2015 at 3:29 — Responder

    Acho perfeitamente natural e uso o método com minha bebê desde os seus 3 meses de vida (hj tem 7),deixo-a de fralda e quando noto que quer fazer suas necessidades coloco-a no penico e ela faz sem problemas, troco suas fraldas pouquíssimas vezes ao dia e à noite quando lhe vou dar de mamar geralmente a fralda está sequinha…Creio que não seja um trauma dependendo da forma que os pais ou cuidadores administram a situação, é algo natural, afinal de contas bebês recém nascidos ou de poucos meses sempre existiram, já as fraldas nem sempre…por acaso os bebês de 3000 mil anos atrás eram traumatizados por não usarem algo que nem existia, isto é, fraldas?

  7. THAIZ
    6 de agosto de 2015 at 13:29 — Responder

    Eu achei estranho, comprei umas roupas no ebay e veio a calça aberta…. kkkkkk
    levei um susto!!
    hahahah

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Criando bebês sem fralda (Elimination Communication)