Crianças e açúcar uma combinação e tanto

Crianças e açúcar  na mesma frase dá um certo medo, quando estão na mesma sala, arrepios pelo corpo. Mas o que a gente precisa mesmo é aprender a conviver com o açúcar em quantidades possíveis, sem excessos e em produtos que ofereçam algo mais do que a carinha do personagem do desenho animado.

Não é fácil saber quando se deve começar a oferecer o tal ouro branco para os pequenos, mas o fato é que o encontro acaba acontecendo cedo ou tarde e pode acreditar, na maioria das vezes é amor à primeira mordida. Como poderia ser diferente?

Segundo pesquisa realizada pela USP, pela Faculdade de Medicina do ABC e pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, a água e o leite praticamente desapareceram da alimentação de crianças e adolescentes, havendo aumento bastante significativo de sucos processados e refrigerantes. O resultado? Um aumento no consumo de açúcar que pode chegar até 26 kg de açúcar em 1 ano, quando o recomendado é em torno de 18kg (para maiores de 11 anos).

 

Devo banir o açúcar da minha casa?

O consumo de açúcar não deve ser proibido, se você quer que seus filhos façam boas escolhas, não use a palavra proibido, tudo que é proibido tem um gosto melhor.

O açúcar é importante para o funcionamento do nosso corpo, faz o cérebro funcionar melhor, e é ele que nos dá aquela energia imediata e sempre bem-vinda.

 

Qual o tipo de açúcar que devo consumir?

Os açúcares que encontramos nas frutas, no leite, em legumes e cereais (preferencialmente) integrais não precisam ser evitados. O açúcar de adição é o que devemos selecionar antes de colocar na nossa alimentação, e por açúcar de adição entende-se, qualquer açúcar que não é encontrado naturalmente nos alimentos in natura.

 

Quanto de açúcar que devo consumir?

A quantidade de açúcar recomendada por dia é 10% do total de calorias consumidas no dia, ou seja, se você consome 2000 Kcal/dia, a quantidade de açúcar deve se restringir a 200 kcal que no final das contas te dá apenas 2 colheres de sopa (50g). A quantidade em gramas para crianças gira em torno de 12g/dia.

 

Como saber se a quantidade de açúcar de um produto industrializado é muito alta?

Açúcar é um dos ingredientes presentes em quase todos os alimentos processados – de saladas a sopas, condimentos, molhos, e acaba ficando escondido nesses produtos que nem imaginávamos conter.

A primeira dica é verificar no rótulo se esse ingrediente aparece nas primeiras colocações, ou como um dos primeiros ingredientes listados.

 

Como o consumo de açúcar pode afetar meu filho?

Que uma alimentação rica em açúcar de adição pode afetar mais do que a saúde física isso a gente já sabe. Cientistas de todo o mundo se debruçam sobre o assunto há décadas. O que tem de novo – nem todo novo assim, é que esse consumo pode afetar também o comportamento, e as crianças saem perdendo por serem mais sensíveis aos efeitos do açúcar do que os adultos.

  •  Aprendizado

Um primeiro estudo realizado em 1986 no “Journal of Abnormal Child Psychology”, mostrou efeitos da sacarose em crianças em idade pré-escolar. Pesquisadores descobriram que não importa qual a disciplina (matéria), há diminuição no desempenho de aprendizagem nas crianças que receberam uma bebida açucarada, especialmente após 1 hora após a ingestão.

  • Hiperatividade

O consumo de açúcar pode estar ligado ao aumento dos níveis de atividade. Sendo o açúcar um carboidrato simples, quando o seu filho consome açúcares refinados, há um aumento súbito nos níveis de açúcar no sangue. Quando os níveis de glicose começam a diminuir, há libertação de adrenalina na tentativa de compensar essa diminuição do açúcar no sangue. É esta descarga de adrenalina a responsável pelo comportamento hiperativo.

  • Paladar doce

A introdução dos produtos de paladar tendenciosamente doces logo no inçio do desmame e até os 2 anos de idade pode ser um problema. Essa introdução pode afetar as escolhas alimentares que farão ao longo de suas vidas. 

  • Cárie 

Pouca gente sabe, mas não existe uma idade para a cárie surgir. Crianças bem pequenas, muitas que mamas à noite, já são afetadas. A exposição prolongada a açúcares encontrados em suco de frutas, leite, leite materno e fórmula, ainda mais se oferecidos na hora de ir dormir. Quando o açúcar permanece na boca da criança por 20 minutos ou mais a bactéria usa esses açúcares como alimento para produzir o ácido que ataca os dentes. Isso também ocorre em crianças mais velhas que consomem regularmente açúcares refinados.

  • Obesidade

A obesidade infantil é um problema crescente no mundo inteiro, e o consumo de açúcar é um dos principais motivadores para o seu aparecimento tão precoce. Crianças com sobrepeso ou obesas recebem uma passagem grátis para o aparecimento de doenças como a hipertensão, diabetes, colesterol elevado e outras. Eles também são mais propensos a ter problema em controlar o peso na idade adulta.

 

Postagem anterior
Para ler em Junho
Próxima postagem
Como criar filhos felizes?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Crianças e açúcar uma combinação e tanto