Amizade, gravidez e filhos

Não é apenas o casamento que passa por mudanças com a chegada dos filhos, a vida social também vira de cabeça para baixo. Normal, pois um bebê recém-nascido requer atenção o dia todo e ainda é muito frágil para andar pra baixo e pra cima por aí. Isso não significa que a vida social deva ser transferida para dentro de casa, muitas visitas, principalmente durante os primeiros meses, podem ser inconvenientes para os pais, que estarão exaustos demais para conseguirem fazer sala.

Se você for a primeira a ter filhos, talvez você sinta um descompasso entre a sua vida e a de suas amigas. Por mais que elas amem seu bebê e se autointitulem tias, não fazem ideia de como um recém-nascido demanda da mãe e quais são seus horários e rotina. É comum a nova mãe ficar chateada com as amigas e as amigas ficarem chateadas com a nova mãe. É uma situação nova que todos precisam se adaptar, paciência é fundamental nesse período.  Quando for a vez delas terem seus filhos, mostre apoio e esteja ao seu lado, deixe os ressentimentos pra trás, a gente só entende mesmo como é a vida com filhos na prática.

Se suas amigas ainda não têm filhos ou tiveram filhos muito antes de você, não se sinta sozinha, você tem um novo horizonte para expandir sua vida social. Mesmo que você seja tímida, é mais fácil do que você imagina fazer amizades tanto durante a gravidez, quanto com crianças pequenas. Hidroginástica, yoga, curso de gestante e pracinhas estão cheias de mães como você, obcecadas pelo tema maternidade e abertas para conversar e trocar experiências. E lembre-se que não são apenas os adultos que se beneficiam dessa nova relação, as crianças também estão construindo sua vidinha social e fazendo seus primeiros amigos. É bonito ver florescer amizades entre famílias.

Se você está tendo filhos ao mesmo tempo que suas amigas, a relação de amizade tende a se fortalecer. As duas (ou mais de duas) terão que se ajustar à nova vida, mas é sempre mais fácil fazer isso ao lado de pessoas queridas que vão te entender, apoiar e fazer companhia nos programas às 7h da manhã e teatrinhos aos domingos. Seja compreensiva se sua amiga tiver uma rotina e hábitos diferentes da sua família, conversem, mas evitem impor o seu jeito como o único certo. Outra coisa que deve ser evitada também é a comparação entre os filhos. Cada um anda em uma época, fala em um momento diferente. Evite frases como: “Nossa, ele ainda não senta? O meu começou a sentar com tantos meses…” Vocês estão juntas, descobrindo um novo mundo, a caminhada da maternidade está apenas começando, que bom que vocês têm companhia.

 

*Crédito da imagem: Boudewijn Berends

Postagem anterior
Acelere e venha para a Festa Carros
Próxima postagem
Novidades pros pezinhos da criançada | verão 2014

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Amizade, gravidez e filhos