Alimento do mês: Berinjela

A berinjela é uma verdura bastante versátil, que pode ser servida desde como entrada até como prato principal. Com gosto bastante peculiar, não é tão simples assim fazer com que a receita funcione. Todo mundo que tem um pouco de intimidade com as panelas sabe que é preciso retirar o “amargor” da dita cuja antes. O que pouca gente sabe, é que é um alimento bastante completo e muito rico.

 

Como selecionar e armazenar:

  • O tipo de berinjela que mais consumimos é a de casca bastante arroxeada, mas em algumas feiras você pode achar a do tipo rajado.
  • A berinjela precisa estar macia porém firme, o cabinho bem verde e preso ao corpo. A casca precisa estar íntegra e lisa.
  • Note bem se o peso da berinjela é compatível com o seu tamanho.
  • Ao chegar em casa, o ideal é que ela permanece sob refrigeração e que seu consumo não se estenda. O prazo de validade desse alimento é bem curto.

 

Para retirar o amargor da berinjela você pode partí-la ao meio ou em fatias e cobrir com sal. Coloque em uma peneira para que o líquido, que irá drenar, escorra. Após 10 minutos, lave bem e seque com papel absorvente.

 

RX Nutricional: Os benefícios da berinjela

Apesar de ser um alimento rico em carboidrato, a sua taxa calórica é bem baixa. Uma boa fonte de fibras e com pouco sódio, a berinjela é queridinha por aqueles que fazem dieta. A gordura é de boa qualidade (do tipo ômega 3 e 6) e em baixa quantidade. A oferta de vitaminas é bem equilibrada, oferecendo um pouco de tudo.

A berinjela sempre foi muito badalada por ter sido associada à diminuição das taxas de colesterol. As substâncias presentes em sua casca inibem a produção de radicais livres e apresentam propriedades antioxidantes.

 

1 xícara de berinjela cozida (sem óleo) oferece:

  • 35 calorias
  • 89% de carboidratos
  • 6% de proteínas

 

Um pouquinho de história:

Diz a história que a berinjela foi descoberta na Índia e cultivadas largamente na China, no século 5 A.C.

Sua chegada na África se deu um pouco antes da Idade Média, migrando em seguida para a Itália, país com o qual ela tem sido associada desde o século XIV. Posteriormente, se espalhou pela Europa e Oriente Médio e, séculos mais tarde, foi levado para o Hemisfério Ocidental por exploradores europeus. Hoje, Itália, Turquia, Egito, China e Japão são os principais produtores de berinjela.

Embora tenha uma longa e rica história, a berinjela não era considerado um alimento popular. Seu gosto excessivamente amargo lhe conferiu a reputação de ser capaz de causar insanidade, lepra e câncer.

Apenas depois do século XVIII, é que se conseguiu vencer fo preconceito em torno do alimento e ele alcançou seu lugar nas nossas cozinhas.

 

 

 

Crédito de imagem: Sky Turtle

Postagem anterior
Sorteio de livro: Crianças francesas não fazem manha
Próxima postagem
Criança com agenda lotada

1 Comment

  1. Dalva Santos
    27 de julho de 2013 at 18:06 — Responder

    Boa tarde Patrícia,

    Saberia me informar qual a validade do escabeche de beringela, o que eu faço vai forno para ser preparado.

    Agradeço sua atenção.
    Abraços!

    Dalva

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Alimento do mês: Berinjela