Uso de repelente em crianças

Uma das maneiras de proteger as crianças das picadas de inseto é usar repelente. Para que o efeito desejado aconteça é preciso que o repelente seja utilizado corretamente e com segurança.

Vários tipos de repelentes já estão disponíveis no mercado, pode ser spray, gel, liquido e em creme.

Se você busca por repelentes com ingredientes naturais, pois sabe que o risco de causar algum tipo de reação em seu filho é pequeno, saiba que o tempo de ação deles é bastante curto.

Óleos recomendados nesse caso: andiroba, citronela e eucalipto.

Vela de Andiroba – um estudo mostrou que a vela teve 80% de eficácia na prevenção de picadas do mosquito Aedes aegypti, quando em ambiente fechado de até 10m2.

 

Os repelentes químicos ainda são os mais eficazes. Siga as instruções do fabricante e fique atenta a qualquer reação por menor que seja.

Os mais utilizados no mercado são:

DEET (dietiltoluamida)

Usado há mais de 50 anos como repelente. São os melhores defensores contra os insetos. As concentrações de DEET variam de um produto para o outro (10 a 50%) e o tempo de duração vai depender dessa concentração que foi utilizada. Onde fica claro que os produtos com maior concentração de DEET vão proteger por mais tempo.

Alguns fatores podem interferir no tempo de proteção, independentemente da concentração utilizada: transpiração, temperatura e exposição a água são alguns deles.

 

Os cuidados ao se usar esse tipo de repelente em crianças deve ser redobrado. Siga a indicação do fabricante. A alergia é rara, mas já houve caso de intoxicação por uso na pele de repelentes com DEET.

A Academia Americana de Pediatra indica que a concentração utilizada para crianças deva ser menor do que 30% e que o uso não seja em crianças menores de dois meses de idade completos.

A ANVISA é ainda mais rigorosa e determina que crianças de seis meses a doze anos utilizem repelentes com concentração de até 10% de DEET, com aplicação de no máximo 3x ao dia e evitando o uso prolongado.

 

Grávidas devem evitar o uso de repelentes com essa substância, mas se você está amamentando pode fazer uso também com cautela.

Importante: concentrações maiores que 30% não oferecem proteção extra.

 

Icaridina (Exposis Infantil)

Tão efetivo quanto o DEET. Foi liberado pela ANVISA para uso em crianças maiores de dois anos de idade. Oferece uma proteção mais longa, em torno de 10 horas. Confere proteção adicional contra carrapatos e pode ser aplicado em roupas e sapatos. Não contém perfume.

 

Loção antimosquito (Johnsons’s baby)

Os composto da loção são o glicol, propionato, álcool laurílico, fosfato de potássio e de sódio. Recomenda-se o uso em bebês maiores de seis meses de idade, mas que com observação pode ser usado em crianças em idade mais precoce. É um repelente de baixa eficácia.

 

Crédito de imagem: emmiegrn

Postagem anterior
Sobre a importância de organizar as contas
Próxima postagem
Como sobrevivi à minha mãe

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Uso de repelente em crianças