Um bebê e dois pediatras

A Victoria tem dois pediatras. Hein? É isso mesmo. Aqui em casa nós temos dois pediatras. Antes que você pense que eu sou uma doida neurótica, te explico que não é nada disso. Temos um pediatra alopata e um homeopata.

Quando a Victoria nasceu nós íamos ao pediatra alopata. Como ela sempre foi um bebê super saudável e não teve nenhuma das complicações tradicionais dos recém-nascidos, a visita era peso, medida, bater papo, falar de peito, aumentar a dose da mamadeira e posteriormente falar de alimentos sólidos. Na hora das vacinas ele indicava um antitérmico. E fizemos cabo de guerra pra ver se ela ia ficar em casa ou na creche. Quando eu ameacei largar ela lá para ele cuidar, ele aceitou que eu colocasse a Victoria na creche e me avisou que iam rolar viroses.

Victoria entrou na creche e, conforme esperado passou a ter 600 viroses. Por semana. E nessa hora que eu resolvi seguir a indicação da minha irmã e parti pra homeopatia. E assim surgiu o segundo pediatra na vida da gente.

E isso foi muito bom porque consegui evitar que a Victoria usasse remédios por mais um bom tempo. Liguei para o pediatra alopata e conversei com ele sobre a minha ideia de tratar essas viroses e aumentar a imunidade dela na homeopatia. Ele achou bárbaro, era fã de homeopatia e era colega de trabalho da médica que eu havia escolhido, então que ele aprovava feliz.

E o que me levou a escrever esse post foi justamente essa forma saudável que nós três criamos nos cuidados com a Victoria, hoje com dois anos. O alopata a vê umas 3 vezes ao ano. Nessas consultas a gente pesa, mede, fala da alimentação, troca cardápios, faz o exame físico, vê o caderno de vacinas, discute as próximas campanhas de vacinação. A homeopata a vê um pouco mais do que isso. Quando a Victoria está com alguma suspeita de virose, ou muito encatarrada, ou com muita secreção nos olhos, nariz, peito, é nela que eu vou. Foi nela que descobrimos uma otite e uma pneumonia. Ela quem medicou com antibiótico nas duas vezes. E com uma variedade de remédios homeopáticos. Também é nela que eu vou quando preciso de um SOS pra ela dormir melhor e pra aumentar a imunidade quando o frio está chegando. E eu sempre passo um e-mail para o alopata com as indicações dela e eles sempre concordam em tudo.

Essa sintonia entre os médicos é o que me deixa tranquila. Fico tensa quando eu ouço minhas amigas dizendo que escondem o tratamento homeopático dos filhos do pediatra alopata ou vice versa. Afinal homeopatia também é remédio e a criança não pode e nem deve ser medicada duas vezes.

Além disso, me encanta essa flexibilidade deles. Essa noção de que um tratamento complementa o outro. Que em algumas situações o antibiótico vai tirar a criança de uma crise mais rapidamente e que um tratamento alérgico com homeopatia vai reduzir a seriedade de uma doença mais séria, como foi o caso da pneumonia dupla que a Victoria teve: o quadro geral dela era muito bom, apesar dos pulmões e ela não precisou ser internada.

Então fico triste quando vejo mães criticando seus próprios pediatras e preferindo seguir orientações de não profissionais ao invés de confiar na pessoa escolhida para tratar do seu filho. Nessas horas eu digo que sim, existem maus profissionais em qualquer profissão e com os médicos não seria diferente. Mas é igualmente importante escolher um pediatra que pense como você na questão de dar ou não remédios por qualquer motivo, ou na questão da alimentação quando ele libera achocolatado e você é contra. Tem que discutir ali, na hora. Porque ele pode substituir por outra coisa com menos açúcar ou simplesmente aceitar que o leite vai ser puro e pronto. Não adianta escolher um pediatra que ache que bebês não podem ser vegetarianos. Se você for vegetariana e você quer passar esse estilo de vida para o seu bebê e seu pediatra acha que você é doida, imagina se essa é uma relação que vai dar certo?

Essencial é escolher alguém que você confie quase que cegamente. E eu digo quase porque você precisa ter voz ativa nessa relação. E que essa pessoa entre nessa sintonia especial que é a relação da Victoria com seus dois pediatras.

 

 

Imagem: dmason

Postagem anterior
A tarefa de ser pais, tarefa?
Próxima postagem
10 coisas que você NÃO precisa comprar para o seu bebê

4 Comentários

  1. Ana Clara Werneck
    2 de novembro de 2015 at 13:09 — Responder

    Camila, o difícil é encontrar pediatras homeopatas e alopatas que se entendam! Quer passar os contatos dessas duas joias para a mãe em apuros aqui??

    • Camila
      3 de novembro de 2015 at 1:31 — Responder

      Ana Clara, você está no Rio?

      • Ana Clara Werneck
        3 de novembro de 2015 at 7:01 — Responder

        Estou sim!

      • Ana Clara Werneck
        3 de novembro de 2015 at 15:03 — Responder

        Simm

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Um bebê e dois pediatras