Segredos de uma encantadora de bebês

Quando estava grávida, ganhei um presente muito especial de um amigo que não conheço pessoalmente. Recebi um pacote da Livraria Cultura com o seguinte cartão: “Se eu tivesse lido este livro antes de o Andrei nascer, a minha vida teria sido bem mais fácil”.

Foi o suficiente para aguçar a minha curiosidade de leitora. E, assim, conheci Segredos de uma encantadora de bebês, escrito por Tracy Hoggs, uma babá inglesa. Posso dizer, sem medo de errar, que esse livro mudou a minha vida e o modo como eu percebia a maternidade. Até hoje, cito a autora e presenteio as minhas amigas que engravidam com essa obra.

Acho que o que me encanta é o fato de Tracy dizer que o bebê já nasce com uma personalidade e que cabe a nós, pais, observar, identificar e aceitar o filho que tivemos, sem comparações com o filho do vizinho, sobrinhos, primos ou outros filhos.

Outro ponto forte do livro é que a Encantadora nos mostra que, desde o primeiro dia, o nosso bebê já é um indivíduo e deve ser respeitado como tal. Como? Respeitando o espaço dele, avisando o que vai acontecer em seguida, conversando com ele sobre a rotina, respeitando e reconhecendo seus sentimentos e limites, observando suas reações em relação a determinadas situações etc.

Além disso, ela reforça que a mãe continua sendo um indivíduo com necessidades próprias e que devemos reservar um tempo para gente e para o marido. Obviamente, esse tempo é bem curto no início e vai aumentando conforme a criança cresce. Em determinado ponto, ela nos faz a seguinte pergunta: por que, em situações de emergência no avião, somos orientadas a colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente e depois na criança? A resposta é simples: precisamos estar bem para podermos ajudar…

Meu filho vai fazer sete anos e, até hoje, procuro agir de acordo com os ensinamentos dessa brilhante autora. Posso dizer, sem medo de errar, que o resultado foi um filho calmo, confiante e educado, que sabe reconhecer quando estou falando sério, que respeita o combinado, que expressa seus sentimentos e confia em mim. Como toda criança, ele testa os limites e a paciência, mas, no geral, conseguimos contornar bem esses momentos difíceis com conversa, castigo na hora certa e firmeza. Vamos combinar que não é fácil, mas, seguindo as dicas de Tracy, tenho conseguido levar bem.

Mais do que recomendo a leitura!

Postagem anterior
Lego além dos brinquedos
Próxima postagem
Londres: Zoológico + Aquário

2 Comentários

  1. 29 de outubro de 2012 at 14:40 — Responder

    Anotadíssimo…

  2. 29 de outubro de 2012 at 14:51 — Responder

    Vou ler correndo!rs Valeu a dica. 😉

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Segredos de uma encantadora de bebês