Receitas para o final de semana

Estamos ainda muito radiantes com o lançamento do Aventuras gastronômicas de uma mãe de primeira viagem, o primeiro livro da Paty. Nossos primeiros leitores estão felizes com a ideia da autora de que, após a fase 8, você terá sucesso em fazer o seu bebê comer a comida da família. O que não é mesmo uma formula pronta, pois cada bebê assimila “comer” de uma maneira diferente. Mas se você precisa de uma ideia, eu acho que a maioria dos pequenos chega na fase 8 entre dez e quinze meses.

Eu não sei bem como é a sua casa, mas para que minha filha pudesse comer a comida da família, eu precisei fazer um ajuste e mudar os hábitos alimentares dos adultos (mais sobre isso aqui). E eu acho que isso foi o que eu aprendi de melhor com a Paty, quase um ano antes de este livro ser publicado.

E é por isso que este livro é importante não só para as mães que estão iniciando a alimentação solida dos seus filhos, mas também para as famílias que querem fazer uma revolução em sua cozinha.

E nesta sexta-feira ensolarada (pelo menos aqui em terras cariocas) eu queria deixar algumas receitinhas do livro, todas com cara de final de semana.

Depois me conta se gostou?

Para comprar o livro clique aqui.

 

Panquecas americanas (massa básica)

Ingredientes:
300 ml ou 1 copo de leite (fórmula antes de um ano, leite integral após um ano)
225 g ou 1 copo de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de chá de fermento químico
1 colher de sopa de manteiga derretida (opcional)
pitada de sal

Bata tudo no liquidificador: primeiro o leite com os ovos e a manteiga, depois adicione o restante; aqueça bem uma frigideira antiaderente ou uma chapa de ferro e faça os círculos na medida de uma concha pequena. Quando as bordas estiverem douradas, com uma espátula, vire com cuidado e asse o outro lado.

 

Kaftas de carne (adaptada do chef Istvan Wessel)

Ingredientes:
600 g de carne moída (acém ou coxão mole com pouca gordura)
3 colheres de sopa de salsinha
3 colheres de sopa de farinha de pão integral torrado
2 colheres de chá de um mix de temperos frescos (alecrim, orégano e tomilho)
½ colher de chá de cominho moído
½ colher de chá de coentro moído
½ cebola picada (não processar para não soltar água)
sal grosso moído e pimenta-do-reino preta moída

Misture bem todos os temperos à carne e coloque na geladeira por trinta minutos. Com uma colher de sopa separe a carne moída em porções; molde-as com a mão fazendo o formato de um croquete; coloque um palito em cada kafta. A dica é mergulhar o palito na água ou untar com azeite para sair fácil na hora de comer. Podem ser assadas em churrasqueira (fica muito melhor) ou no forno, em uma assadeira préaquecida para a máxima temperatura.

Dica

Para fazer de frango, coloque hortelã no mix de temperos e um pouco mais de farinha de pão torrado.

 

Disco pizza

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de leite morno
2 tabletes de fermento biológico fresco ou
1 envelope de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de óleo de canola
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 xícaras de mussarela picadinha
1 xícara de tomate picadinho sem sementes
sal
orégano

Dissolva o fermento no leite morno, adicione o óleo de canola e misture bem; junte a farinha aos poucos até obter uma massa bem lisa; acrescente o azeite de oliva e depois de misturar mais um pouco transfira para uma base polvilhada com farinha. Sove bem a massa, amasse estique e dobre (esta é a sequência), até ela ficar bem lisa. Cuidado para não sovar demais, dessa forma você terá como resultado uma massa bem dura. Coloque a massa em uma tigela e cubra com um pano; geralmente quarenta cinco minutos é o suficiente para ela dobrar de tamanho, mas se o

tempo estiver seco e frio, pode levar até uma hora. Devolva a massa para a base enfarinhada, achate-a com as mãos e abra-a com o rolo como se fosse fazer um retângulo.

Agora chegou a hora de preparar o recheio. Junte o tomate, o orégano, o sal e a mussarela; coloque o recheio por toda a superfície da massa e enrole como um rocambole; deixe bem firme e fatie em uma largura mais fi na do que o seu dedo, pois a massa ainda vai crescer no forno. Coloque os discos em uma assadeira pincelada com azeite, deixando um bom espaço entre eles; leve para assar no forno, que já deve estar pré-aquecido à temperatura média (em torno de 180 o C). Agora é só esperar até que dourem e servir.

Dica

Você pode variar o recheio com praticamente tudo o que quiser

Postagem anterior
As aventuras de Sophia na França
Próxima postagem
Uma seleção de livros especiais!

1 Comment

  1. 23 de outubro de 2012 at 17:08 — Responder

    Hey I am so happy I found your blog page, I really found you by mistake, while I was searching on Yahoo for something else, Anyways I am here now and would just like to say thank you for a incredible post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Receitas para o final de semana