Planejando as férias dos filhos

Imagine que você ainda está na escola e o mês de dezembro se aproxima. Lembra aquela sensação maravilhosa de “viva-as-férias-estão-chegando”? Então, esquece. Depois que você vira mãe, a proximidade das férias escolares não gera alegria, mas pânico. O QUE EU VOU FAZER DURANTE DOIS MESES COM MEU FILHO EM CASA?

Respira. Calma. O Mundo Ovo está aqui para segurar a sua mão e dizer: mãe, amiga, nós também já nos desesperamos, já nos descabelamos, mas passamos por isso e vai dar tudo certo no final.

 

As possibilidades:

Tirar férias no mesmo período

O ideal é conseguir tirar férias no período em que a creche ou a escola entrar em recesso. Mas se esse for o seu caso, provavelmente você não vai estar preocupada com o assunto e nem interessada em ler esse post. O problema é quando apenas a criança está de férias, certo? Certo.

 

O pai tirar férias em um período das férias e a mãe no outro

Conheço alguns casais que tiraram férias em períodos separados. O lado ruim é que a família não consegue tirar férias junta. Mas tudo bem, logo as crianças crescem e as opções também aumentam. Vale o esforço e a tranquilidade em saber que um dos pais está cuidando bem do filho.

 

Colônia de férias

Muitas escolas e creches oferecem alternativas durante o recesso escolar. A mais comum é a colônia de férias. Custa caro, pois o valor não está incluído na mensalidade. Se quiser mudar o ambiente da criança durante as férias, muitos clubes oferecem colônias de férias, mesmo para não sócios. Outra opção é matriculá-lo na colônia de outras escolas, para dar um ar de férias.

 

Avós

Ir para a casa dos avós na férias são as melhores lembranças que uma criança pode ter. Se eles morarem em uma casa com quintal, melhor ainda. (Alô, vovô e vovó, separem janeiro para cuidar do netinho de vocês!)

 

Amigos/Parentes/Vizinhos

É difícil encontrar alguém disponível para assumir a tarefa em tempo integral, mas nada impede de criar um rodízio entre os amigos mais próximos. Uma manhã na casa da tia, uma tarde no vizinho.

 

Propor um novo horário no trabalho durante o período das férias

Existe essa possibilidade? Você pode trabalhar algumas horas de casa? Converse com o seu chefe ou o RH da empresa e veja se é possível fazer um horário alternativo durante o período das férias escolares. O pai também possui horários flexíveis? Se os dois conseguirem, a logística fica ainda mais fácil.

 

Contratar alguém durante o período das férias

Se você não tem uma babá em tempo integral, pense na possibilidade de contratar alguém para ajudar durante esse período. O ideal é ser alguém  de confiança, que tenha experiência com crianças e, de preferência, conheça o seu filho. Veja com as auxiliares da escola ou babás de amigos a possibilidade de ganharem uma graninha extra tomando conta do seu filho.

 

Rede de mães

Reúna mães vizinhas e pensem em uma solução conjuntamente. Aulas de música para bebês? Natação no prédio de alguém com piscina? Lanches coletivos? Troca de brinquedos? Um dia ofereça a sua casa para alguma atividade e outro dia aceite o convite para levar o pequeno para brincar na casa do amiguinho.

 

Você também pode misturar várias das opções acima e criar um programação única: manhã com os avós, tarde na colônia…

 

*Crédito da imagem:   Krzysztof Pacholak 

Postagem anterior
Galeria - presentes de Natal para adultos
manga
Próxima postagem
Manga - Alimento do mês

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Planejando as férias dos filhos