Para tudo acabar em fralda

Muitas pessoas começam a se preocupar mais com o futuro do planeta depois que se tornam pais. Normal, afinal, passamos a pensar em que mundo nossos filhos vão viver. Na Semana Mundial do Meio Ambiente, trazemos um assunto de grande impacto e que já rendeu muitos protestos, estudos e, infelizmente, está longe de haver um consenso: fraldas.

Se você optar pelas fraldas descartáveis, saiba que seu filho vai usar em média de 5 mil unidades até o desfralde. O destino delas será o aterro sanitário, o famoso lixão. Feitas de compostos plásticos em sua maioria, elas demoram em torno de 500 anos para se decompor.

As outras duas opções disponíveis para pais mais do que ecologicamente corretos são as fraldas de pano e as fraldas biodegradáveis. Porém, estudos recentes mostram que até essas alternativas têm um impacto ambiental negativo. Nem toda fralda dita biodegradável é totalmente decomposta, e a lavagem das fraldas de pano não é inofensiva à natureza.

Para serem biodegradáveis, as fraldas devem ser feitas de um material que pode ser decomposto após o uso pelos microorganismos existentes no meio ambiente. Sendo assim, para que você tenha total certeza de que elas são mesmo biodegradáveis, certifique-se que não possuam os poliacrilatos e seus parentes (composto do gel absorvente) em sua composição. O ideal é que seja isenta de aromatizantes, látex e derivados de petróleo, e processadas sem o uso de cloro ativo. Produtos biodegradáveis ou majoritariamente biodegradáveis deveriam ser descartados em locais de compostagem, e não em lixão, pois o solo e a oxigenação interferem no processo de decomposição.

Aqui no Brasil, como as fraldas descartáveis biodegradáveis são mais difíceis de achar e bem mais caras, muitas famílias estão voltando a usar o combo calça plástica + fraldas de pano.

As fraldas de pano eram a única opção disponível até o início da década de 1980. Muitos estudiosos alegam que o consumo de água para a plantação do algodão e limpeza e higienização das fraldas são nocivos à natureza. Se levarmos em conta que sete fraldas de pano serão utilizadas, lavadas e higienizadas todos os dias, teremos um consumo alto de água. Além disso, os produtos utilizados na lavagem e higienização das fraldas também causa danos ao meio ambiente.

Uma gera mais lixo e demora muitos anos para se decompor, outra é mais cara e precisa de um descarte adequado e a terceiro gasta mais água. Qual escolher?

 

Produtos disponíveis no Brasil

Fralda descartável biodegradável

A única fralda descartável biodegradável disponível no Brasil é a Wiona. Similar em praticidade e uso às fraldas descartáveis comuns, ela possui película de origem vegetal e é, portanto, 100% biodegradável. Todos os componentes são testados e certificados como hipoalergênicos, sendo especialmente recomendada para os bebês com problemas dermatológicos.

O acolchoamento consiste de celulose extraída de madeiras advindas de bosques de reflorestamento sustentável. O processo de branqueamento é feito sem o uso de cloro. Além disso, a Wiona reduziu a utilização do absorvedor químico (SAP) em 50%, potencializando o poder de absorção pelo uso de mais celulose. A combinação com extratos de chá reduz os maus odores e protege contra vírus, fungos e bactérias, além de auxiliar na regeneração da pele.

Disponível em 5 tamanhos.

Preço por fralda em torno de R$ 1,55.

 

Fraldas de pano

Os modelos de fraldas de pano estão cada vez mais parecidos com os das descartáveis. Quem tem a imagem de triângulos de panos presos por um alfinete, vai se surpreender com as diversos opções disponíveis no mercado.

As fraldas de pano da Baby Sling são lindas, e reproduzem o corte das fraldas descartáveis para oferecer o mesmo conforto e praticidade nas trocas. Você pode escolher pelo modelo tradicional ou o absorvente. No modelo tradicional você troca toda a fralda, no absorvente, apenas o refil de algodão.

Disponível em 3 tamanhos.

Preços de acordo com modelo escolhido.

 

O site What Mommy Needs oferece muitas opções ecologicamente corretas. Lá você encontra um kit para quem vai começar a testar as fraldas de pano, com opções de lencinhos, sabão e outros produtos que não agridem o meio ambiente.

Postagem anterior
As aventuras de Sophia na França
gatos e grávidas
Próxima postagem
Gatos e grávidas: mitos e verdades

3 Comentários

  1. Ana Pimentel
    6 de junho de 2012 at 17:01 — Responder

    Eu testei uma fralda de pano pela primeira vez no meu filho de um ano ontem, pois ele está assadinho.
    Até agora tudo correu bem, a fralda é linda e não vazou! Não sei se usaria todos os dias, mas é no minimo uma boa opção pra quando a criança está assada, ou simplesmente pra dar esse luxinho de não ter um treco plastico entre as pernas todos os dias!
    Procurem a Renata, do http://www.espacomamifera.com.br/, ela tem um monte de opçoes de fraldas, te explica como usar e pode até levar na tua casa!

    • Camila
      8 de junho de 2012 at 11:56 — Responder

      Ana, eu usei na Victoria num período em que ela teve um fungo. Não vaza, não. Até hoje, coloco de vez em quando. Mas o que ela mais ama na vida é ficar pelada. Ela está chegando na fase de “implicar” com a fralda. Pressinto um desfralde precoce. Mas eu é que não estou preparada 🙁 Beijo Camila

    • andressa cristina
      15 de outubro de 2012 at 12:11 — Responder

      muito bem vc e uma mae

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Para tudo acabar em fralda