Acreditar em Papai Noel

Com a chegada do Natal, é comum  as mães ficarem preocupadas com as histórias sobre o Papai Noel. Somos invadidos por comerciais, shoppings, e filmes com “Papais Noel “estilizados, diferentes e numerosos. E então, surgem as perguntas dos nossos filhos; Mamãe, esse é o verdadeiro Papai Noel? E aquele do shopping? Mas essa barba é falsa! E aí vem a grande pergunta? Papai Noel existe?

E então o que fazer?

Mentir para os nossos filhos ? Falar que ele existe seria uma grande mentira?

Bom, essa resposta pode ser pensada e repensada de acordo com a idade do seu filho. Não queremos deixar os nossos filhos fazerem papel de bobo junto aos coleguinhas de escola… mas vamos lá…

Todos nós temos no coração a vontade de dar e receber presentes surpresa, então a gente pode chamar isso de Papai Noel. Pois é uma história bonita e poética, que se encontra no campo do imaginário. Existe também o campo da realidade e acredito que os dois devam ser preservados.

Não precisamos pensar que estamos contando uma mentira quando falamos de um mito . O mito não é uma mentira. É uma verdade social que vem acompanhada de ritos sociais. O perigoso é quando usamos esses mitos para nos ajudarmos na educação…exemplo: Se voce não for dormir agora, o Papai Noel não trará o seu presente! Onde está a festa e a fantasia de um bom velhinho que te traz presentes todos os anos simplesmente porque você existe e é uma criança ?

Pensando na criança, é possível se divertir fantasiando-a de Papai Noel, se ela tiver vontade. Se ela vir um Papai Noel na loja, podemos dizer : “Olha o Papai Noel!” e ela perguntará: “É o verdadeiro? ” E você poderá falar: ”O que que você acha? E deixar a criança falar da historinha que construiu na sua própria cabecinha. Pois o verdadeiro a gente nunca sabe…

O Papai Noel é alguém que trazia presentes para nossos pais, para a gente e agora para nossos filhos, então ele não dorme, não come, não morre. É eterno! É alguém que sabe exatamente o que você quer ganhar , sabe o seu nome e veio de tão longe… é uma fantasia muito prazerosa, existe alguém do outro lado do mundo que sabe o quanto eu sou especial! É alguém do campo do imaginário e nesse campo podemos ir muito longe…

 

Imagem: MrDoS

Postagem anterior
Promoção - Natal no Mundo Ovo!
Carta para mim mesma
Próxima postagem
Carta para mim mesma

2 Comentários

  1. Lu
    19 de dezembro de 2012 at 10:19 — Responder

    Patricia, vc tem o dom da palavra…. Parabens! Tomara que eu consiga ser assim com meu bebe gordinho

    • Patricia
      19 de dezembro de 2012 at 15:06 — Responder

      Oi Lu,
      fico feliz que eu consiga dividir um pouco do que sinto e penso de maneira agradável e feliz para você.
      Obrigada por me ler.

      bjs e boas festas!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Acreditar em Papai Noel