Meu filho chupa o dedo e agora?

Alguns hábitos infantis como chupar dedo, roer unha e arrancar cabelos representam uma preocupação para os pais. Algumas vezes as crianças desenvolvem esse hábitos como uma forma de lidar com o estresse, outras vezes eles aprendem por imitação.

A maioria desse hábitos são inofensivos embora alguns possam causar danos físicos ou constrangimento social.

Meu filho chupa o dedo e agora?

Comum em crianças até os dois anos de idade, correspondendo à fase oral de desenvolvimento. O ideal é que não se estenda após os quatro anos, pois poderá causar alterações dentárias ou dos maxilares, como má oclusão, estreitamento de arco maxilar e mordida aberta.

Como lidar?

  • Geralmente nao é necessário tratar. A maioria das crianças abandona esses hábitos ou aprende a controlá-los.
  • O melhor a fazer é nao prestar atenção, ao chamar atenção você apenas ajuda a reforçá-los. Ao invés de criticá-lo, elogie o comportamento que vem em substituição à esses hábitos, forneça alternativas.
  • Tente reduzir as situações de estresse que possam estar contribuindo para o hábito.
  • A melhor maneira de lidar com uma criança que chupa o dedo é elogiando sempre que ela nao estiver com o dedo na boca. Outra solução é mantê-la com as mãos ocupadas, desenhando ou cortando papel com uma tesoura nova, por exemplo.
  • No passado era recomendado colocar algumas substâncias nos dedos como forma de tratamento. O fato é que não sabemos se funciona, sendo assim nao é considerada na abordagem inicial.
  • Se esses maus hábitos persistirem, causando danos físicos ou sociais e interferindo na vida das crianças, pode ser necessário um acompanhamento especializado.
aniversário nas férias
Postagem anterior
Aniversário em julho, festa só em agosto ...
pequenos prazeres de mãe
Próxima postagem
Para o dia nascer feliz!

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Meu filho chupa o dedo e agora?