Depois que meu filho fez quatro anos, comecei a ficar meio perdida em que idade ele deveria estar fazendo o quê. Achei mais fácil identificar os marcos de desenvolvimento infantil quando ele era menor. O pediatra orienta, a escola/creche ajuda, muitos livros na estante… Claro que cada criança se desenvolve no seu próprio tempo, algumas são precoces, outras demoram um pouco para atingir certos objetivos, mas de maneira geral, existe um parâmetro para se guiar. Você sabe quando a criança deve conseguir se sentar sozinha, se arrastar, engatinhar, ensaiar os primeiros passos, quando os primeiros dentes devem surgir, quando desfraldar, como fazer etc.

Quando a criança cresce, porém, os objetivos que ela deve alcançar não são mais tão claros. Pelo menos para mim. Começaram a surgir várias dúvidas, a maioria delas relativa à independência da criança:

Quando meu filho deve começar a escovar os dentes sozinho?

Tomar banho? E se limpar depois do cocô?

Quando é a hora de tirar a grade da cama? Quando ele deve começar a arrumá-la? E ajudar nas tarefas domésticas?

Amarrar os sapatos?

Andar de bicicleta sem rodinhas?

E mesada, ele já tem idade suficiente para lidar com dinheiro?

 

Pesquisando na internet achei alguns parâmetros e resolvi comparar com o que vem acontecendo aqui em casa:

 

Escovar os dentes

A partir dos 4 anos com supervisão de um adulto, e a partir dos 6 anos a criança já consegue fazer o movimento corretamente e escovar os dentes  sozinha.

Aqui em casa: Nossa, aconteceu exatamente assim.

Como eu soube? Pela dentista. (Obrigada, Dra. Juliana)

 

Tomar banho sozinho

A partir dos 6 anos

Aqui em casa: a partir dos 6 anos

O que me levou a fazer isso: pura preguiça minha, cansei de dar banho todos os dias.  Mas ele adora tomar banho sozinho.

 

Limpar o bumbum depois de fazer cocô

5 anos

Aqui em casa: a babá tomou a iniciativa e começou a ensinar com 6 anos.

Aprendeu na marra: Um dia ele foi brincar na casa de um amigo, ia ficar o dia inteiro, e eu pensei: “Xi, e se ele tiver que fazer cocô?”. Chamei ele no banheiro, ensinei novamente a operação e disse que aquele dia ele teria que se virar sozinho. E ele se virou.

 

Fazer a cama

A partir de 6 anos a criança já é capaz de executar essa tarefa. Ela também já é capaz de limpar o quarto e mantê-lo arrumado.

Aqui em casa: não comecei.

Por quê? Só descobri que já estava na hora de ensinar quando estava escrevendo essa matéria.

 

Amarrar o sapato

Entre 5 e 6 anos

Aqui em casa: ainda não ensinei

Por quê? Optei por sapatos com velcro e depois esqueci dos cadarços. Vou começar amanhã.

 

Andar de bicicleta sem rodinha

A partir dos 5 /6 anos muitas crianças já conseguem andar sem rodinhas, mas a maioria das crianças anda em duas rodas a partir dos 7/8 anos.

Aqui em casa: estamos no processo de tirar as rodinhas (pena que não usei as bicicletas sem pedal, teria sido bem mais fácil.)

Saiba que: É muito difícil ensinar seu filho a andar de bicicleta. Segurar a bicicleta e correr atrás até a criança embalar requer um preparo físico de ironman.

 

Mesada

A partir de 6 anos (semanalmente)

Aqui em casa: a partir dos 6 anos

Por quê? Porque decidimos fazer uma matéria sobre mesada e como meu filho era o mais velho, ele serviu de cobaia. Volta e meia eu esqueço. Depois de um mês ele faz as contas e vem me cobrar.

 

Vocês concordam com as indicações etárias para cada atividade? Como foi na sua casa? Adicionariam alguma outra atividade à lista?

 

*Crédito da imagem: adwriter

Mariana

Mariana Amaral

Mariana Amaral é mãe do Tomaz, um menino que fala pelos cotovelos, e madrasta boazinha da Maria. Conectada 24 horas por dia, adora tecnologia, educação, livros, séries de TV e videogames. Outro dia pediu para seu filho colocar um casaco no personagem de um jogo porque estava nevando, provando que mãe é mãe na vida real e virtual.