Marcos da independência (para crianças a partir dos 4 anos)

Depois que meu filho fez quatro anos, comecei a ficar meio perdida em que idade ele deveria estar fazendo o quê. Achei mais fácil identificar os marcos de desenvolvimento infantil quando ele era menor. O pediatra orienta, a escola/creche ajuda, muitos livros na estante… Claro que cada criança se desenvolve no seu próprio tempo, algumas são precoces, outras demoram um pouco para atingir certos objetivos, mas de maneira geral, existe um parâmetro para se guiar. Você sabe quando a criança deve conseguir se sentar sozinha, se arrastar, engatinhar, ensaiar os primeiros passos, quando os primeiros dentes devem surgir, quando desfraldar, como fazer etc.

Quando a criança cresce, porém, os objetivos que ela deve alcançar não são mais tão claros. Pelo menos para mim. Começaram a surgir várias dúvidas, a maioria delas relativa à independência da criança:

Quando meu filho deve começar a escovar os dentes sozinho?

Tomar banho? E se limpar depois do cocô?

Quando é a hora de tirar a grade da cama? Quando ele deve começar a arrumá-la? E ajudar nas tarefas domésticas?

Amarrar os sapatos?

Andar de bicicleta sem rodinhas?

E mesada, ele já tem idade suficiente para lidar com dinheiro?

 

Pesquisando na internet achei alguns parâmetros e resolvi comparar com o que vem acontecendo aqui em casa:

 

Escovar os dentes

A partir dos 4 anos com supervisão de um adulto, e a partir dos 6 anos a criança já consegue fazer o movimento corretamente e escovar os dentes  sozinha.

Aqui em casa: Nossa, aconteceu exatamente assim.

Como eu soube? Pela dentista. (Obrigada, Dra. Juliana)

 

Tomar banho sozinho

A partir dos 6 anos

Aqui em casa: a partir dos 6 anos

O que me levou a fazer isso: pura preguiça minha, cansei de dar banho todos os dias.  Mas ele adora tomar banho sozinho.

 

Limpar o bumbum depois de fazer cocô

5 anos

Aqui em casa: a babá tomou a iniciativa e começou a ensinar com 6 anos.

Aprendeu na marra: Um dia ele foi brincar na casa de um amigo, ia ficar o dia inteiro, e eu pensei: “Xi, e se ele tiver que fazer cocô?”. Chamei ele no banheiro, ensinei novamente a operação e disse que aquele dia ele teria que se virar sozinho. E ele se virou.

 

Fazer a cama

A partir de 6 anos a criança já é capaz de executar essa tarefa. Ela também já é capaz de limpar o quarto e mantê-lo arrumado.

Aqui em casa: não comecei.

Por quê? Só descobri que já estava na hora de ensinar quando estava escrevendo essa matéria.

 

Amarrar o sapato

Entre 5 e 6 anos

Aqui em casa: ainda não ensinei

Por quê? Optei por sapatos com velcro e depois esqueci dos cadarços. Vou começar amanhã.

 

Andar de bicicleta sem rodinha

A partir dos 5 /6 anos muitas crianças já conseguem andar sem rodinhas, mas a maioria das crianças anda em duas rodas a partir dos 7/8 anos.

Aqui em casa: estamos no processo de tirar as rodinhas (pena que não usei as bicicletas sem pedal, teria sido bem mais fácil.)

Saiba que: É muito difícil ensinar seu filho a andar de bicicleta. Segurar a bicicleta e correr atrás até a criança embalar requer um preparo físico de ironman.

 

Mesada

A partir de 6 anos (semanalmente)

Aqui em casa: a partir dos 6 anos

Por quê? Porque decidimos fazer uma matéria sobre mesada e como meu filho era o mais velho, ele serviu de cobaia. Volta e meia eu esqueço. Depois de um mês ele faz as contas e vem me cobrar.

 

Vocês concordam com as indicações etárias para cada atividade? Como foi na sua casa? Adicionariam alguma outra atividade à lista?

 

*Crédito da imagem: adwriter

Boys
Postagem anterior
Meu pequeno cresceu: dormindo na casa de amigos
mary2
Próxima postagem
Decoração com adesivos com mais charme e criatividade

22 Comentários

  1. 8 de novembro de 2012 at 10:42 — Responder

    Mariana, Adorei a materia!!
    Aqui em casa a de 5 jah toma banho sozinha, escola so dentes e arruma a cama, mas FICA bem mais fácil qdo vc tem um filha mais velha… Rsrs Eu dou banho uma ou duas vezes na semana para supervisionar. No caso dos dentes deixo para escovar a noite e Durante o dia eh por conta delas. Como aqui nos EUA td eh tarefa da Mae eu ponnho para ajudar Mai’s nas tarefa a da casa, entao acredito que depois dos 5anos a criança jah eh capaz de ser integrante em tarefas basicas, como ajudar a tirar ou colocar a Mesa, escolher a propria roupa na hora de se trocar (esta era uma duvida que eu tinha) e fazer a tarefa sozinha, dependendo do sistema de ensino. A Ana frequents uma escola Montessoriana e faz sem supervisao suas tarefas escolares. A escola tb me ensinou muito sobre a independencia… Vc precisa dar a oportunidade, pois para a Mae eh sempre Mai’s fácil fazer por eles, nao eh? Bj Gde

  2. Mariana
    8 de novembro de 2012 at 10:49 — Responder

    Erica, que legal saber um pouco como funciona a rotina na sua casa. Adorei. Você está super certa, é preciso dar oportunidades.Vou começar a testar algumas tarefas que você falou. Nada melhor do que conversar e trocar experiências, né? Beijo

  3. Camila
    8 de novembro de 2012 at 13:19 — Responder

    Oi Mari, aqui em casa ainda é cedo pra tudo isso, mas eu acho que faz parte da nossa própria maneira de encarar a vida, incluir ou não as crianças nas tarefas da casa e cuidados com si mesmo. Lá em casa, todas as experimentações são farra. Mas acabou que a Vicky tem um quê de independente. Quando a gente tira a mesa das refeições ela ajuda levando o prato, talheres e copo dela pra cozinha (e joga dentro da pia!). Ela faz o mesmo com as mamadeiras e copos que ficam jogados pela casa. Ela aprendeu a colocar meias e sapatos sozinha e a gente incentiva que ela vá além. Ela está desfraldando, mas ainda dorme de fralda. Mas quando acorda vai sozinha ao banheiro, tira calça do pijama, fralda (grita, “ai meu deus que fralda mijada”), faz pipi e se seca com uma folhinha de papel higiênico. Aí ela (copiando) resolveu pegar a cestinha do pinico, jogar no vaso sanitário (metade cai na tábua e a outra no chão) e depois tacar no chuveiro. Fui encontra-la tentando escalar a banheira pra entrar no chuveiro. Independência se voltou contra mim. Agora vou fazer baby proof no banheiro. Hahahahah

  4. Heloisa
    12 de dezembro de 2012 at 12:11 — Responder

    Tenho um filho de 5 anos.
    Como explico pra ele coisas como a mote.Sou paciente oncológica e estou desnorteada quanto a explicá-lo uma possível ausência minha sem volta.

    • Camila
      12 de dezembro de 2012 at 13:51 — Responder

      Heloisa, sinto muitíssimo que você esteja passando por essa situação em sua vida e não consigo imaginar como é estar vivendo essa angústia, apenas me solidarizar com você. Pedi que a Roberta Beczkowski, nossa colaboradora e psicóloga do Mundo Ovo que te mande um e-mail. Eu acho que, se eu estivesse no seu lugar, procuraria uma ajuda profissional. Acho que eu precisaria lidar com muitas questões, além de preparar a família. Um beijo grande, conte conosco aqui do Mundo Ovo e muita força. Camila

  5. cleide
    9 de junho de 2013 at 10:05 — Responder

    meu filho tem 7 anos dá um trabalho pra tomar banho e escova os dentes sozinho , não sei o que faze?

    • Patricia
      10 de junho de 2013 at 11:57 — Responder

      Oi Cleide,

      acho que ele precisa entender que já é um rapaz e tem que cuidar do próprio corpo.

  6. Alice
    17 de junho de 2013 at 17:13 — Responder

    A Sophia tem 5 anos, a rotina é bem parecida.Eu antecipei algumas coisas como amarrar os sapatos, arrumar o quarto, tirar o prato da mesa.Mas tenho medo de ser muito severa sempre pego no pé em relação a organização a babá, não é muito organizada, então as vezes ela pega um pouco dos modos que eu não aprovo.
    No geral as crianças gostam de ser elogiadas, se arrumou e não ficou bom, eu primeiro elogio e depois faço a sugestão da melhora. Adorei o Mundo Ovo!!!

    • Camila
      17 de junho de 2013 at 17:37 — Responder

      Oi Alice, a Victoria é muito “copiona”, ela se espelha muito nos adultos e por isso eu tento ser um exemplo pra ela (e é aí que a gente tem que confrontar os próprios defeitos né?). Mas depois que ela aprende, incorpora na rotina e na vidinha dela e tudo fica mais fácil. Ela gosta de ser independente e eu tento estimulá-la a ir além. Ela está perto de fazer 3 anos e nós conversamos muito. Acho que se enxergando em mim e batendo papo, consigo ir longe com ela. Boa sorte e obrigada! Participe mais!

  7. 2 de julho de 2013 at 10:45 — Responder

    Olá Mariana, adorei sua matéria sobre independência, inclusive estava navegando na Internet em busca de alguns assuntos sobre isso. Tenho uma filha de 4 anos (Thaís Helena), ela é muito comunicativa, se expressa e fala muito bem e gosta de aprender tudo, ela sempre ficou período integral na escolinha até 2 anos, depois 1/2 período, acredito que fez muita diferença no seu aprendizado e desenvolvimento, por isso estou buscando entender quais as fases que precisamos desenvolver novas habilidades e criando um ambiente de independência. Desde dos 2 anos ela sempre fez xixi e nº 2 sozinha, mas na hora de limpar chamava um adulto, faz alguns dias que pediu pra se limpar sozinha qdo é xixi, os dentes ela escova sozinha, veste uma roupa e calçados quando de velcro, o banho eu ainda prefiro estar junta, mas criando situações pra ela aprender…vou adotar algumas sugestões suas e lógico com muita paciência, amor e dedicação com certeza a criança consegue se tornar independente…Obrigada e um ótimo dia.

    • Mariana
      2 de julho de 2013 at 13:52 — Responder

      Oi, Marilsa, que bom que você gostou do texto. Adorei ler você falar um pouquinho da sua rotina. Essa troca de experiências é muito rica para nós, mães, né? Um beijo para você e para a Thaís Helena. 🙂

  8. Camila
    16 de agosto de 2013 at 22:38 — Responder

    Ola Mariana tudo bom? A-M-E-I seu blog e foi muito bom ver que minha Bia de 5 anos esta seguindo os padroes de aprendizado. De todas as suas duvidas citadas, so faltou a resposta para : qdo tirar a grade da cama?
    Sera que voce consegue me ajudar??
    Muito obrigada!!!
    Beijos!!

  9. marta
    27 de agosto de 2013 at 17:58 — Responder

    ola amei o texto , tenho um enteado de 9 anos e ele nunca teve regras nem limites e a um ano estou tentando mudar algumas coisas ,, quando casei me preocupei de montar um lindo quarto para ele ;;; e ele veio morar conosco ,, ele mudou muitas coisas é meu príncipe mas agora to tendo problemas com a arrumaçao do quarto e certos limites mas gostei de ver que meus pensamentos estão certos ..

  10. roselaine
    6 de janeiro de 2014 at 10:46 — Responder

    Bom dia!Eu tomo conta do meu sobrinhode 4 anos ,antes de dar banho nele peço a ele pra tirar a roupa e ele não tira começa a chorar pra não tirar a roupa sozinho…e outra coisa não gosta de ir no banheiro sozinho também…obg

  11. […] Marcos da Inependência (para crianças a partir dos 4 anos) / por Mundo Ovo […]

  12. Thami Hull
    10 de abril de 2014 at 20:08 — Responder

    ahhh,depois de ler essa matéria confesso que ainda acho meu filho meio lerdinho pra certas coisas…eu nunca tive isso de ensinar isso ou aquilo,tirar fraldas etc.Tudo aconteceu muito naturalmente e nem me lembro ao certo as idades rsrsr.Confesso que sou uma mãe meio aérea,mas gostaria muito que ele escovasse os dentes,usasse o vaso e tomasse banho sozinho.fará 4 anos em junho

  13. Thami Hull
    10 de abril de 2014 at 20:10 — Responder

    outra coisa..lendo os comentários aqui,eu acho que menina tende ser idenpendente mais cedo..os meninos são mais largados,acho que pq nós mães fazemos tudo por eles,esse negócio no machismo enraízado.

  14. Gislene Leme
    16 de maio de 2014 at 23:29 — Responder

    Olá, não sei o que faço meu filho tem 4anos e só vai ao banheiro se for acompanhado, na escola a professora diz para incentivar ele a se virar sozinho, mas acreditem não é por falta!! Como ele é filho único ele é um pouco mimado, estou tentando corrigir isso..

  15. juliana
    23 de junho de 2014 at 8:45 — Responder

    Oi adorei saber de tudo isso.mas estou muito em duvida sobre quando tirar a grade.Minha filha tem 5 anos e tirei mas ela cai na cama de baixo.O que faç

  16. amanda
    8 de abril de 2015 at 15:34 — Responder

    ola meu filho tem 4 anos ele já faz bastante coisa sozinho a minha duvida era quando ensinar ele a se limpar já comecei mas tava achando que ele era muito novinho mas por enquanto ta dando certo ele aprende as coisas muito rápido o problema e que e muito preguiçoso! adorei a matéria

  17. Alessandra
    27 de junho de 2016 at 2:10 — Responder

    Amei a matéria. Fui pesquisar porque minha filha tem 4 anos e vira e mexe está reclamando de dor na “pepeca”rsrs é como ela chama a parte íntima. Aí perguntei quem a limpa na escola e ela me disse que ela mesma porque chama as tias e ninguém atende. E em casa sou eu que a limpo, tanto xixi quanto cocô. Ela disse q a tia falou q eu tenho q ensinar ela se limpar sozinha. Aí vim ver se é tempo disso mesmo. Obrigada equipe Ovo.

    • Camila
      27 de junho de 2016 at 14:17 — Responder

      Oi Alessandra tudo bem? Então, a Victoria começou a se limpar sozinha de xixi bem antes dos 4 anos. A escola iniciou o desfralde diurno aos 2 anos e 2 meses e foi relativamente rápido e eles foram introduzindo esse ensinamento de se limpar de xixi ao mesmo tempo. E, com a orientação da escola, começamos a fazer o mesmo em casa. De vez em quando ela se assava (não mais, ela está com 5 anos e 10 meses), mas no geral tava tudo bem. Cocô a escola continuou limpando por muito tempo e em casa eu ainda limpo ela de cocô, mas ela anda se esquivando de me avisar que está fazendo cocô, por que ela quer se limpar sozinha. Estou inclinada a orientar, deixar ela se virar e esperar que ela não se asse tanto. Na minha opinião, se a gente não deixa eles fazerem, eles não aprendem. Uma hora começa a fazer direito. Beijoca

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Voltar
COMPARTILHAR

Marcos da independência (para crianças a partir dos 4 anos)