Mãe também tem medo

Vou falar uma coisa que a maioria das crianças sequer imagina: mãe também tem medo. Medo de elevador, de altura, de cachorro, de violência… até medo de escuro.

É curioso, mas a maioria das mães que têm algum medo específico morre de medo de o filho ter o mesmo medo que elas. Por exemplo, uma amiga, que tem pânico de cachorro – atravessa a rua para não cruzar com um cão na coleira – , tem muito medo que a filha também tenha pânico de cachorro. E ela fica super angustiada porque não consegue ajudar a pequena a ficar à vontade no meio dos bichinhos. Quando encontra um cão na rua, ela disfarça o medo e tenta agir naturalmente durante alguns segundo, antes de arranjar uma desculpa para sair correndo dali.

Outra amiga minha só consegue dormir de luz acesa, nunca superou o medo de escuro da infância. Ela tem tanto medo que o filho seja igual que desde que ele nasceu acostumou o pequeno a dormir na maior escuridão. Resultado, hoje o menino reclama de qualquer luzinha acesa no quarto. Quando o filho vai para a cama dela, reclama tanto da claridade que o único jeito é apagar o abajur. Mas a mãe acha o filho tão corajoso que consegue dormir tranquila no breu, desde que segure na mãozinha do seu super herói.

Abrir o jogo com o filho pode ser uma boa opção. Aqui em casa, meu marido morre de medo de injeção e nunca escondeu isso das crianças. Para evitar que meu filho ache injeção uma coisa de outro mundo, sempre o levei comigo em exames de sangue para que aprendesse a lidar naturalmente com a situação. Hoje em dia, quando precisa tomar injeção ou fazer exame, chama o pai e fica provocando. “Jura que você tem medo de uma picadinha, pai?”

Existem alguns medos mais cabeludos: medo de violência, de perder quem se ama… Aqueles que nem a gente sabe como lidar. Como meu filho não é uma criança medrosa e já está com 6 anos, decidi que estava na hora de abrir um pouquinho a redoma de vidro ao seu redor. Aos poucos vou mostrando para ele que eu também tenho minhas inseguranças e não sei como agir em todas as situações. É uma tarefa difícil essa de tirar a capa da super mãe.

 

Postagem anterior
Convidando com charme e simplicidade
Próxima postagem
As "ites" das crianças na creche

2 Comentários

  1. Nadia Nara
    5 de outubro de 2012 at 22:56 — Responder

    Ótimo sabermos passar de forma adequada nossos medos para as crianças, não seremos coerentes se deixarmos que eles pensem que somos infalíveis.
    Parabéns

  2. Nadia Nara
    5 de outubro de 2012 at 22:57 — Responder

    Ótimo sabermos passar de forma adequada nossos medos para as crianças, não seremos coerentes se deixarmos que eles pensem que somos infalíveis.
    Parabéns!!!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Mãe também tem medo