5 critérios necessários para escolher a escola do seu filho

A direção da escola Rabisco Educação Infantil, no Rio de Janeiro, contou para o Mundo Ovo quais são os cinco critérios preciosos que os pais devem observar na hora de escolher a escola ideal para seus filhos.

Essa pesquisa pode ser feita durante as visitas às escolas, e por meio de conversas com outros pais cujos filhos já estejam matriculados.

1) A QUALIFICAÇÃO TÉCNICA E ÉTICA DA EQUIPE. Os profissionais da escola devem ser plenamente habilitados para o trabalho com Educação Infantil e estimulados à capacitação contínua. Tão relevante quanto a capacitação técnica é a formação ética. Na faixa etária entre 0 e 6 anos, nada é mais importante do que o cuidado e o afeto que se dispensa à criança.

2) AS LINHAS GERAIS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA. A Proposta Pedagógica da escola deve estar em consonância com os valores educacionais da família. A boa relação entre a família e a escola é uma condição essencial para o sucesso do trabalho educativo, e isso só pode ocorrer se houver de fato uma sintonia em relação à visão do que significa educar uma criança.

3) A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR. O ambiente deve ser acolhedor, absolutamente asseado, com móveis e brinquedos distribuídos de acordo com as características e necessidades de cada faixa etária. A organização do ambiente deve garantir a integridade física das crianças. É importante também que haja espaços ao ar livre, com boa circulação de ar, onde as crianças possam se movimentar livremente; e espaços abertos, porém cobertos, que permitam que as crianças saiam das salas de aula por alguns momentos nos dias de chuva.

4) ATIVIDADES ESCOLARES. A escola deve oferecer uma gama variada de atividades que propiciem a expressão criativa e o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico-motor da criança. As atividades devem ser realizadas tendo em vista objetivos pré-estabelecidos, e adequados a cada faixa etária. Os pais devem ter acesso a relatórios periódicos que descrevam as conquistas de seus filhos.

5) CANAIS DE COMUNICAÇÃO IMEDIATA. É importante que a escola franqueie aos pais o acesso imediato à equipe pedagógica, bem como às dependências escolares, sempre que isso se fizer necessário. A escola deve estar sempre aberta à comunicação e ao diálogo com os pais, pois isso contribui para a criação de uma relação de confiança que só beneficiará o trabalho educativo. O acesso às salas de aula na hora da entrada e da saída permite aos pais observar a escola em seu funcionamento.

 

 

Crédito de imagem: rebeca_falcó

Postagem anterior
Uma vida sem babá
Próxima postagem
Solução DIY para uma vida mais criativa

1 Comment

  1. 15 de Maio de 2012 at 13:53 — Responder

    Estou doida atras de escolinha pro meu filho, mas teria que ser na Tijuca, ia colocar em creche, mas me disseram que posso coloca-lo no mini maternal que tem mais atividades, e adorei a ideia, vou procurar… gostei das dicas e vou utiliza-las nas minhas buscas… beijoss Thais (www.asdeliciasdodudu.com.br)

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

5 critérios necessários para escolher a escola do seu filho