Glossário – Hormônios da gravidez

Assim como a TPM, a gravidez é tida como a culpada por diversas e inusitadas situações. Verdade ou mito ? Descubra aqui, o papel de cada hormônio, do crescimento dos seios, às mudanças de humor.

Hormônio beta-Hcg
Você deve estar reconhecendo a sigla, afinal, é o primeiro teste que você faz para confirmar a gravidez.

Estrogênio
Mulheres à beira de um ataque de nervos, deve ter sido inspirado nessa fase. Se o seu marido está convencido de que você tem transtorno bipolar, coloque a culpa no estrogênio, é ele que te faz rir e chorar, chorar e rir, seja por um comercial de margarina ou com desenho animado. O hormônio dos extremos, também pode fazer a sua vida sexual ser apimentada, ou te dragar para o celibato. Os efeitos desse hormônio não param por aí, o bom, é eles ajudam na chegada de sangue no útero e pelo alargamento dos ductos mamários. Enxaqueca é um dos sintomas que também podem aparecer.

Ocitocina
Sabe aquele remedinho (spray nasal) que você recebe na maternidade, assim que o seu filho nasce ? A ocitocina, também chamado de “hormônio do amor materno”, é o responsável pelo amor maior que você já sentiu na vida. Não é à toa, que ele é produzido na mesma região do cérebro, que regula as emoções. Ele te faz querer cuidar, amar, ficar ao lado, criando e fortalecendo o vínculo mãe-filho. Sem esquecer, que ele dá a largada para que o leite “desça”.

Progesterona
Não se anime, se você sentiu uma paz e uma paciência budista, não foi mágica, agradeça aos níveis desse hormônio. É ele quem mantém o útero ali quietinho para receber e manter o feto durante todo o seu desenvolvimento, quanto maiores as taxas, menos risco se tem da gravidez ser interrompida ou do seu filho ser prematuro; a má noticia, é que ele o culpado, pelo soninho fora de hora, pelos enjoos e pela “puberdade” gravídica.

Prolactina
Responsável por colocar a fábrica de leite para funcionar. No segundo trimestre ele está mais abundante, e se não fosse pelas altas taxas de estrogênio, o leite começaria a jorrar muito antes do necessário.

 

Crédito de imagem:  TM – the crocheteer!

Postagem anterior
Chega ao Brasil livro com receitas deliciosas
Food Revolution Day
Próxima postagem
Food Revolution Day

4 Comentários

  1. VANIA MARIA
    31 de Maio de 2012 at 18:20 — Responder

    Achei seu site uma graça. Ja indiquei para varias colegas de hidro que estão gestante.
    Valeu as dicas… parabens. Vania Maria

  2. Patricia
    31 de Maio de 2012 at 22:40 — Responder

    Oi Vania,
    obrigada pelo carinho. Temos novidades todos os dias, contamos com sua visita.

  3. Liliane oliveira dos Santos
    11 de Fevereiro de 2014 at 17:48 — Responder

    Achei o maximo o site,valeu as dicas… Parabens!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Glossário – Hormônios da gravidez