Filho único, aonde 1 é bom e 2 é demais?!

Não sei já aconteceu com você, mas aguarde, pois esse dia vai chegar. Acho que podemos chamar de “a lei natural dos questionamentos”. Tudo começa assim e nessa ordem:

  1. Quando se está namorando, querem saber para quando é o casamento;
  2. Depois que se casa, já querem saber quando o herdeiro vai chegar;
  3. Ainda amamentando, perguntam para quando pretendemos encomendar o segundo.

A decisão de colocar um filho no mundo, por mais simples que pareça para alguns, para mim e para o meu marido foi como o planejar um grande evento (que realmente é).

O velho ditado “onde come um, comem dois” é de uma inconsequência sem tamanho, porque não vai ser só o comer, vai ter o vestir, cuidar da saúde, educar, todo um futuro de bons desejos, tempo para dedicar e acompanhar, e mais uma lista de coisas que encheria a página. Felicidade não se compra mesmo, mas uma vida com o mínimo de planejamento é indispensável aqui na nossa casa.

O amor e o cuidado eu teria de sobra para quantos filhos viessem. O que decidimos ainda é quantos serão. Já pensei muito e ouvi todo o tipo de apelo emocional: “Você não vai dar um irmão para o seu filho?”, “Ninguém merece ser filho único, quando vocês ficarem velhos e se forem, com quem ele irá contar?” Essas perguntas vieram de pessoas muito queridas e me fez pensar mesmo em dar um irmão para o meu filho. O bom de ter parado para pensar foi que de tanto pensar, questionei se dar um irmão para o meu filho era o motivo para se ter um novo bebê.

Lanço aqui um desafio: preciso de motivos para ter um segundo filho, preciso ser convencida de que a realização até hoje alcançada como mãe será diferente.

Agradeço e aguardo sua opinião 😉

 

Crédito de imagem: antaean

Postagem anterior
Banho colorido
Próxima postagem
Sopa delícia de lentilha

32 Comentários

  1. Renata Pereira Nunes
    17 de Maio de 2012 at 21:23 — Responder

    Patty, eu penso exatamente como vc! para ser sincera tenho até receio de dizer que não pretendo mais ter filhos, pq se acontecesse por vontade de Deus, assim como vc falou, claro que o amaria e o cuidaria com todo o meu coração. Mas não posso negar que me sinto realizada maravilhosamente como mãe tendo só a minha princesa Sophia. Penso no presente e no futuro, teria outro filho só para dar um irmão a Sophia? E quem disse que amigos verdadeiros são apenas os irmãos? A Sophia foi planejada e muito querida, acho que só teria outro filho do mesmo jeito, se meu coração pedisse. Não para agradar a sociedade ou pq “acham”que é melhor ter irmão do que ser filho único!! beijos, Renata

  2. Patricia
    30 de Maio de 2012 at 23:44 — Responder

    Acho que também vamos ficar no singular aqui, e tentar fazer plural com amigos e familiares, até porque, aqui a idade já está passada 🙁

    • Patricia Pieralleras
      4 de Abril de 2014 at 14:34 — Responder

      Patricia porque a idade passou? Qtos anos vc tem? Eu faço 42 dias 13/4 e tenho uma filha linda, uma princesinha com 5 anos. Atualmente estou sempre me perguntando se devo ter outro. As vezes acho que não por nao ter uma condição financeira tão boa e por ter medo de a idade causar problemas ao bebe. As vezes penso q se nao tiver futuramente me arrependerei para sempre…breve a minha filha sera adolescente e eu gostaria de ainda ter uma criança em casa, comigo…mas…isso é motivo?

  3. 8 de junho de 2012 at 23:45 — Responder

    Também já me questionei sobre isso e concluí ficar na filha única, espero que amigos e primos sejam irmãos de coração de seu futuro

  4. Karoline
    11 de junho de 2012 at 15:25 — Responder

    Patrícia, te entendo perfeitamente, pois tb tive todos estes questionamentos sobre ter o segundo filho ou não. E ainda tinha meu marido que precisava tb ser convencido. Que todos que são filhos únicos reclamam isto a gente sabe, mas eu que tenho apenas um irmão já acho ruim, não conseguia imaginar meu filhinho sozinho. Mas o que nos motivou decididamente foi mesmo o “ter com quem dividir sua história”, e um pouco de medo de supermimar nosso pequeno Mário que tinha 4 anos na época. Boooommmm….resolvido….veio o Matias!! E hj digo com toda sinceridade que só depois da chegada dele sentimos realmente que nossa família está completa. E para nos deliciar mais ainda os dois são com-le-ta-men-te diferentes….brinco que tenho dois primeiros filhos….rsrsrs. É mais trabalhoso sim, e os tempinhos de namoram diminuem…..mas é só uma fase que via passar. Hj Mário tem 6 e o Matias 2. Pagar duas escolas é duro, se desdobrar para dar atenção aos dois, ao marido e ainda pra gente não é fácil, mas ver os dois abraçados vendo filmes, brincando juntos ou um defendendo o outro…NÃO TEM PREÇO !!! Rs…. Não quis te convencer não, apenas te mostrar que se resolver ter mais um….é muito bom!!!! Bj pra vcs todas do site e sucesso pra todas nós como mamães!!!!

    • Patricia
      12 de junho de 2012 at 0:35 — Responder

      Oi Karoline,
      estamos tomando coragem. Ler sua resposta foi bastante animadora 🙂

      Obrigada pelo carinho e por dividir sua história.

      beijos para a família

  5. Kelly
    22 de julho de 2012 at 10:34 — Responder

    Tive este conflito até o Bernardo completar 2 aninhos. Todo o trabalho operacional vivido na fase de bebê, não saiam da minha cabeça e, em pensar em ter de viver tudo aquilo novamente, me davam arrepios e, como sempre, o questionamento sobre a vida pessoal e profissional também vinham à tona. Mas, o tempo foi passando e o Bernardo foi ganhando autonomia e a forma como eu lidava com a maternidade também foi de certa forma amadurecendo e a vontade de ter outro filho foi ganhando forma (muito estimulada pelo desejo do meu marido que nunca negou ser louco para ter outro filho…). Hoje estamos grávidos de 2 meses e meio e muito felizes em ver as reações do Bê com a chegada da irmã. Acho que este sentimento deve ser natural e cada mulher/casal sabe a realidade que vive. A vontade deve partir do coração e esta decisão não deve ser tomada para cumprir protocolos ou regras da sociedade.

  6. Filho unico
    31 de agosto de 2013 at 2:47 — Responder

    Gente, sou filho único. e não é nada bom, pensem com carinho, seu filho irá te agradecer no futuro.. Se coloca no lugar dele e pense como seria vc sem um irmão.. Irmao sera o melhor amigo dele, será quem ele vai contar sempre..

  7. Jasa
    26 de outubro de 2013 at 15:53 — Responder

    Eu tenho irmã mas é como se não tivesse.Nunca nos visita, não ta nem aí para o único sobrinho dela. Meu filho tem 6 anos e e filho único, nem conhece a tia e não quer ter irmãos. Uma vez ele me perguntou: você tem irmã? Como assim? Cade ela? Ele já entendeu por si que irmão não e garantia de nada. Infelizmente.

    • Fernanda Borela
      27 de Abril de 2015 at 4:17 — Responder

      Jasa, creio que isso vai muita da educação. Vejo muitos pais não ligar pelos desentendimentos e afastamentos dos filhos vendo como normal de irmão… Isso no futuro pode fazer com que um dos irmãos, ou ambos, não se importem de ficar longe. Não se zangue, n sei como foram seus pais, mas é o que percebo em outras famílias!

  8. Jeanne
    10 de dezembro de 2013 at 11:24 — Responder

    Mesmo dilema.. não consigo achar que cabe outra criança nas nossas vidas. Meu filho tem 4 anos, agora que estou conseguindo voltar a cuidar um pouco de mim. Mas o problema é que ele é convicto que logo sairá um irmãozinho da barriga da mamãe, minha irmã tem uma menina que vai fazer 2 anos e esta de 6 meses do segundo, ele olha e comenta… está sendo muito dificil, estou no maior drama entre não quero e não sei se estou tomando a decisão certa. por que não é só minha vida, é a deles também. Pelo meu marido já tinhamos uns 5!! Mas nem conta neh.. ele nunca levou no médico pq quando ele ta doente, ele fica pior, nao leva nem busca na escola, por conta dos horarios, enfim.. vive como um pai sem trabalho algum, nao divide as tarefas comigo. Eu além de ser mãe, trabalho o dia todo. Enfim, não tenho vontade, não acho necessário, mas já não sei se estou certa.

  9. Cris Leite
    17 de Janeiro de 2014 at 17:07 — Responder

    Nossa!! Estou vivendo esse conflito, tenho vários dilemas: idade, em breve faço 41 anos, minha mãe que olha meu filhote de 2 anos e 9 meses, acho que ela não daria conta e olhar outro, penso muito financeiramente, por exemplo: se fossem dois não daria pra pagar a escola que meu filho vai começar a estudar esse ano. Queria muito outro filho!! Ou até mais dois, sempre sonhei com família grande. Tenho 3 irmãos e me dou muito bem com eles. Estou pedindo a Deus que me dê serenidade pra aceitar qualquer uma das situações, e que seja feita a sua vontade, o que tiver que ser será. GRANDE abraço pra todos!

  10. Luciana
    21 de Janeiro de 2014 at 10:59 — Responder

    Nossa estou passando por isso, tenho uma filha de 6 anos, que me pede um irmão todos os dias, mas eu não sei se quero, penso no futuro dela, escolas são caras, plano de saude tbém, mas penso em ela ser sozinha depois, meu Deus estou ficando louca de tanto pensar e não saber em que decidir o que faço???????????

  11. Denise
    9 de Abril de 2014 at 16:21 — Responder

    Nossa jé é tão cedo, mas já estou passando por esses questionamentos. Meu nome é Denise tenho 27 anos e uma filha de 1 ano e já venho me perguntando se vou ter outro. Sempre tive vontade de ter 2 filhos, minha filha não me dá muito trabalho, mas meu marido também não ajuda em muita coisa, na verdade em quase nada. Tenho amigas que falam que tem que ter pelo menos 2 filhos, e outras que já tem 2 dizem pra ficar em um só. Minha mãe sempre dizia que pra ter 2 tem que ter a diferença de no máximo 2 anos um do outro, mas agora ela me diz pra ficar só com a Maria Eduarda mesmo, acho que já estou ficando loucaaaaaaaaaaaaa de tanto pensar

    • Patricia
      9 de Abril de 2014 at 20:03 — Responder

      Denise,

      A gente fica bem louca mesmo se começa a dar ouvidos aos amigos e parentes. Por aqui decidi ter só o Adam, a idade e a vida corrida não me deram o empurrão que eu precisava para encarar um segundinho.

      Força aí.

      Bjs

      • Denise
        24 de Abril de 2014 at 15:16 — Responder

        Obrigada pela opinião, mas você não fica pensando se ele não vai se sentir triste por não ter um irmão, por não ser tio, não tem sobrinhos? rs é nisso tudo que fico pensando

  12. 13 de junho de 2014 at 17:01 — Responder

    Olá. Sou pai de um filho e casado com uma mulher com duas lindas meninas. Gostaria de ter mais um nosso (meu e dela) e sempre ela vem com justificativas sobre estes assuntos mostrando sua realização. Acho que ter filho é mais que um ou dois, é querer. Estaria bastante realizado mesmo que não tendo mais um, que tivesse o apoio dela para pelo menos pensarmos juntos sobre. Acho que aqui está a participação de seus maridos. Não frustrem as espectativas deles. Isso o tornará infeliz o resto da vida. 😉

  13. Gabriela
    17 de setembro de 2014 at 11:04 — Responder

    Meninas , quanto desespero rs ! Pra que tudo isso ? Não precisam sofrer tanto. Meu filho tem 7 anos e não pede e não quer um segundo irmão. Mas acho que qd não só pensamos mas sofremos com a decisão ou indesição de ter um segundo filho é pq a família não está completa e temos sim que escutar nosso sentido de mãe e aceitar que o relógio biológico está gritando. Quero , e sinto a necessidade de ter outro filho , não sinto mh família completa mesmo meu marido tenho outros 2 filhos de outro casamento que já são adolescentes . Qt ao financeiro, é uma questão de abrir mão de umas coisas e dar prioridades a outras . Meu filho faz reforço escolar e futebol , não é meu caso mas se for preciso eu ensino pra ele que teria que fazer uma atividade mais em conta para dividir o orçamento com o irmão.

  14. 21 de novembro de 2014 at 12:21 — Responder

    Terceira vez que tento comentar contando meu exemplo, mas o refresh automático apaga a mensagem… 🙁 Então vou ser bem curta para dar tempo: “se você tiver, nunca irá se arrepender. Se não tiver, pode ser que se arrependa.”. Bj

  15. Maria Amelia Paixão Firmo
    10 de Janeiro de 2015 at 14:30 — Responder

    Olá..
    Estou passando pelo mesmo dilema.. Minha filha vai completar 7 anos e há tempos pede uma irmã… Não consigo decidir por medo de não dar conta pois me considero sem paciência…
    :'(

  16. Ana
    10 de Janeiro de 2015 at 20:00 — Responder

    Mesmo dilema… faço 42 anos em agosto, uma filha de 5 anos e um marido que sonha em ter mais um filho, mas não me ajuda…. Tem um lado meu que quer mto e sabe q se for p ter mais um tem q ser logo, e outro lado q pesa, contas, entrosamento entre irmãos, se vai ser bom, etc….confusa, perdida enão sei o q resolvo. Bjos!

  17. Lilian
    8 de Abril de 2015 at 20:56 — Responder

    Tenho uma menina de 12 anos e um bebê de 8 meses. Me arrependo muito de não ter tido antes foi a melhor coisa que me aconteceu

    • Patricia
      9 de Abril de 2015 at 11:54 — Responder

      Oi Lilian, me arrependo sim de não ter parado antes para poder ter realizado o sonho de 2 pequenas criaturas fofas agarradas na minha perna. “)

  18. Ivana
    16 de Abril de 2015 at 10:47 — Responder

    Estou passando pela mesma situação. Tenho uma filha que vai fazer 10 anos e sempre me pediu um irmao (a) e eu sempre quis ter, mas meu marido nao quis pela situação financeira…eu já estava me conformando, mas agora vespera de completar 41 anos bateu muita vontade… mas preciso convencer o marido e ajustar as contas…muito difícil… mas foi muito bom dividir essa experiencia…

  19. Fernanda Borela
    27 de Abril de 2015 at 4:14 — Responder

    Dificil. Queria muito comentar mas fica complicado, a pagina atualiza, sozinha, e muito rapido. Quando atualiza o que escrevi é apagado.
    Espero que entenda como critica construtiva, desculpe!

    • Camila
      27 de Abril de 2015 at 18:16 — Responder

      Oi Fernanda, desculpa. Hoje tivemos uma pequena instabilidade no nosso site e estamos no processo de consertar alguns problemas. Vou passar esse problema para o nosso webmaster. Um abraço e obrigada Camila

  20. Silvia
    7 de Maio de 2015 at 8:55 — Responder

    Estou vivendo um dilema, tenho 37 anos, um filho de de 13 anos, me bateu uma vontade absurda de ter outro filho, meu marido tambem quer, mas meu filho não quer nem ouvir falar no assunto, estou muito triste com isso.

  21. Silvia
    7 de Maio de 2015 at 9:50 — Responder

    Estou vivendo um dilema, tenho 37 anos e 1 filho de 13 anos, quero muito ter outro filho, meu marido também, mas meu filho não quer nem ouvir falar no assunto, estou muito triste.

  22. claudia
    2 de dezembro de 2015 at 10:15 — Responder

    Ser filho único é um saco!!!!!!!
    Eu detesto!!!! Eu tinha 02 irmãos que deus, os levou e hoje tenho amigos que são como irmãos!
    Mas,irmão é irmão

  23. JULIANA ORTEGA FERNANDES
    30 de Abril de 2016 at 22:15 — Responder

    Tenho nove irmãos perdi minha mãe vai fazer um ano. Me sinto sozinha nem parece que tenho irmãos. Tenho só um filho e não pretendo ter mais

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Filho único, aonde 1 é bom e 2 é demais?!