Fazendo a festa!

A cada dia que passa conheço, com muito prazer, mais e mais mulheres-mães (ou mães-mulheres) que, após a maternidade tiveram a grata surpresa de encontrar novos dons…

Muitas vezes a incapacidade de conciliar o trabalho fora de casa com o prazer de acompanhar o crescimento do pequeno, faz nascer em nós uma mulher mais prendada e mais atenta aos detalhes. A primeira festa é quase um despertar, um chamado. Queremos participar de tudo e colocar um pouco da nossa personalidade em cada detalhe, afinal somente a mãe é capaz de captar os desejos de sua cria, coisas de mãe…rsrs

Simples assim … Nasceu uma festeira!

Mas do que você precisa para ser uma designer cheia de bossa?

Vamos lá…

  • Estudar as tendências: estudar as criações através de sites sempre é um excelente ponto de partida. Detenha-se principalmente à combinação das cores e ao estilo (romântico, moderno, provençal, rústico, etc). Mas se inspirar é muito melhor que copiar, ok?

 

  •  Definindo o material

Papel: você poderá utilizar papéis encontrados em papelarias comuns ou em lojas de scrapbooking. O importante é definir a gramatura e estampas. Prefira gramaturas maiores para as tags e menores para rótulos. Mas não se desespere caso você não resida em uma cidade com excelentes papelarias, pois você pode usar cartolina cortada no tamanho A4 e imprimir.

Tecido: os tecidos dão um charme todo especial para qualquer festa. Saber costurar é um ponto importante, porém não vejo nada demais em ter uma toalha sem barrinha, dependendo é claro do estilo da decoração. Começar por uma máquina de costura básica (costura reta) sempre é um bom começo, pois a partir dela vc poderá pegar gosto pela brincadeira e adquirir uma mais sofisticada. Já existe no mercado algumas bem modernas, não industriais e com cabo USB, para bordados desenhados no computador. Este modelo é da Brother e uma de minhas eleitas.

 

  • Cortando o papel: No início você tentará fazer suas muitas tags na tesoura mesmo e vai logo se perguntar sobre como aquela designer faz tantas tags e não fica com calos nos dedos…rsrs

Para um corte bem feito e rápido temos algumas alternativas:

1)    Furadores de mão que você encontra em lojas de artigos para artesanato e/ou Scrapbooking (Fiskars e EK são as melhores marcas). Eles são ótimos e portáteis, porem têm um número limitado de formatos. Eu aconselho optar pelos modelos básicos e os círculos de diâmetros diferentes são meus preferidos. Os formatos retos você poderá fazer com um estilete e base de corte ou ainda com uma guilhotina.

2)    Máquinas: para os cortes mais elaborados existem duas queridinhas:

–       Cricut: ela é ideal para quem tem problema com programas de desenho em computador, pois ela não necessita dele. Você compra cartuchos temáticos com os quais consegue cortar as figuras em diferentes tamanhos. Para mim ela tem dois pontos negativos: você não tem liberdade de criação e os cartuchos são caros.

–       Silhouette Cameo: Esta foi minha eleita graças aos dois pontos negativos da Cricut. A máquina tem um cabo USB e corta exatamente aquilo que crio. Ela desenha (não imprime) e corta vinyl e tecido. Ah, e tem a vantagem de cortar aquilo que você imprime na impressora.

 

  • Criando sua papelaria:

A criação nem sempre precisa vir ligada a um computador. Muitas vezes trabalho com festas sem papelaria, somente utilizando a coordenacao de tecidos e papeis. Para criar de uma maneira mais professional você necessita utilizar um programa especial, seja ele o Illustrator, Corel Draw ou I Draw, vai do seu desejo de aprender. Existem cursos para isso e se você é auto-didata pode também baixar o programa da internet e seguir um manual explicativo. Eu comecei pelo Paint Brush… aquele com o qual as crianças brincam!!!

 

  • Imprimindo:

A impressão precisa ser muito bem feita, sempre, seja ela numa impressora caseira ou numa gráfica. Normalmente na impressão caseira você tem mais autonomia, mas muitas impressoras, principalmente as que não são a laser, não trazem muita qualidade ao produto final. O segredo é não ecomonomizar na hora de trocar o cartucho e sempre utilizar o modo Foto.

 

 

Bem, eu iniciei sem nada disso e fui me interessando aos poucos, descobrindo o que mais eu necessitava e desenhando um estilo. Ainda acho que a vontade e os desafios são as melhores ferramentas…

 

Beijos e até nosso próximo encontro!

 

Postagem anterior
Praia. No Rio de Janeiro. Com as crianças.
Próxima postagem
Meu filho não come

16 Comentários

  1. 4 de setembro de 2012 at 8:56 — Responder

    Parabéns pelas dicas!!!!
    Sou fotógrafa e AMO festas feitas por designers/mães blogueiras e scrappers!!!
    As fotos ficam lindas!!!!
    Parabéns, Erica, pelas dicas!!!!

    • 6 de setembro de 2012 at 11:55 — Responder

      Regina, as fotos ficam realmente incriveis, nao eh!!!
      Bjs e nos visite sempre!!!

  2. 4 de setembro de 2012 at 9:01 — Responder

    Eu tive esse chamado. rsrsrs Meu filho completou recentemente um anom, mas um pouco antes foi despertado em mim a vontade de produzir tudo. E foi o que fiz. Agora o scrap virou meu hobby. Amo!

    • 6 de setembro de 2012 at 11:54 — Responder

      Gaby! Td bem com vc?
      Pois eh, foi exatamente assim que comecei… Fazendo Scrap para a minha primeira filha… Hoje nao faço mais Scrapbooking propriamente dito, porem a base do meu pensamento estah nele, nas tecnicas e no conceito.
      bjs e ateh nossa proxima materia!

  3. Alyne
    5 de setembro de 2012 at 8:46 — Responder

    Olá,Érica!

    Suas dicas são sempre ótimas, não perco uma! Estou començando a pensar na festinha de 2 anos do meu sobrinho, e pretendo fazer tudo que puder. Você teria uma dica mais especifica sobre impressora? Alguma marca/modelo que dê um resultado bacana para imprimir em casa? Depender de uma gráfica, para mim, é um pouco complicado.
    Obrigada

  4. 5 de setembro de 2012 at 12:25 — Responder

    Alyne! Adorei sua mensagem!
    Bem, eu utilizo um HP jato de tinta mesmo e sempre utilizei impressoras caseiras. A principal dica eh nunca economizar no cartucho e sempre trabalhar no modo Foto de impressao. Ela nunca me deixa na mao e minha impressao sempre fica excelente.
    bjs e boa sorte!
    Mande fotos da festa do seu sobrinho, adorarei ver: ericalaurenti@yahoo.com

  5. 5 de setembro de 2012 at 14:16 — Responder

    Érica, por mais que vc tenha dado excelentes dicas, faltou uma foto do seu ma-ra-vi-lho-so trabalho. Nenhuma descrição seria capaz de traduzir sua arte em palavras. Acho vc a diva do luxo simplificado ou do simples luxuoso, tanto faz. Quando vejo suas festas, sempre me vem a sensação de: por que eu não pensei nisso antes? Uma ideia tão simples! Vc é magistral quando o assunto é criatividade. Parabéns! é sempre bom ler sobre seu processo criativo. Sou sua fã, desde a primeira visita que fiz a seu blog.

    • 6 de setembro de 2012 at 11:45 — Responder

      Claudinha!!!! Vc quer me matar, nao eh? Menina, sempre fico tao feliz, emocionada, arrepiada com suas palavras… vc sabe disso… Vc tem o Dom de mexer com meus sentimentos…. Mas ainda acho vc exagerada!!!! Nao eh td isso nao!!!!! rsrsrs
      Estava sentindo falta das suas visitinhas, comentarios carinhosos e vc me apronta mais esta….
      MUITO OBRIGADA, mais uma vez!
      Ah, esta coluna, aqui no Mundo Ovo, eh quinzenal e sempre tem algumas dicas legais, faceis e simples… Do jeito que eu gosto…
      Um beijo no seu coracao, espero ter o prazer de me encontrar virtualmente sempre com vc…
      Erica

  6. Flávia leite
    6 de setembro de 2012 at 8:17 — Responder

    Erica, sou sua mega, hiper,fã! Já tentei fazer um festa com você
    mais na época não foi possível pois estava de mudança,então continuo viciada nas suas criações…Estou bolando uma festinha da BARBIE para minha Maria vai ser simples na escola mesmo mais tem que ser charmosa…Gostaria de saber qual o tipo de papel que voce me indica para fazer tags?
    Parabéns!
    Flávia Leite.

    • 6 de setembro de 2012 at 11:52 — Responder

      Flavia!!!! Logico que me lembro de vc…. Da festa da Joaninha, das caixas da vovo coruja… Realmente ainda nao consegui te atender, mas sempre haverah possibilidades!
      Bem, o melhor para tags sao aqueles papeis de gramatura alta. Eu me lembro que vc eh de uma cidade pequena, em Minas Gerais, nao eh mesmo? Talvez vc encontre alguma loja de scrap por ai e neste caso ficaria mais facil encontrar, pois eh soh pedir Cardstock grosso. Porem, se vc tiver que recorrer a uma papelaria vc poderia imprimir em sulfite convencional, recortar e colar em um tag um pouquinho maior cortado na cartolina mesmo. Dah super certo. Como a cartolina normalmente tem cores claras aposte em tons mais vibrantes na impressao.
      Espero ter te ajudado!
      Bjs e visite sempre a revista! Sempre uma dica legal para as mamaes. Nossa coluna eh quinzenal e o tema sempre eh anunciado no Facebook. Visite a pagina do Mundo Ovo e do Scrapapaper by erica por lah.

  7. 8 de setembro de 2012 at 18:42 — Responder

    Nossa Érica, parece que vc escreveu esse post pra mim. Esse “dom” de ser festeira começou a nascer quando a Duda ainda estava na minha barriga. No chá de bebê, fiz algumas coisas (bolo de fralda, enfeite da mesa, colei lacinhos em colher). No Batizado e no aniver de um ano então… passei a fuçar ainda mais a Internet achei o Blog Feito a Mão, da querida Claudia, e o Criativesse, das meninas do Rio de Janeiro, em especial, a Lucia Laureano, e me realizei. Desde então, tenho feito convites para aniversários, tags e etiquetas para lembrancinhas de familiares e amigos. Estou até pensando junto com uma amiga em partir para esse ramo profissionalmente, mas isso ainda está no campo dos sonhos. beijo
    Gisele

    • 9 de setembro de 2012 at 18:36 — Responder

      Que legal Gisele!!! Quando isto acontecer nos enviei seu endereço na Internet para conferirmos seu trabalho!
      Beijos e sucesso!!!

  8. Camor
    7 de novembro de 2012 at 4:58 — Responder

    OI Erica, passei para dizer que gosto do teu site, eu sou terrivelmente simples e misnha festinhas tambem, gostaria de te mandar umas fotos das coisas que faco, posso. um abraco e para bens pelo site.

  9. Andrea Bertolani
    16 de junho de 2013 at 21:05 — Responder

    Erica, sou sua seguidora. Adoro suas artes e suas dicas. Foi você que me incentivou a montar a festa de 3 anos do meu filho. Obrigada. Bjsssss. Andrea

  10. Elaine Rocha
    7 de agosto de 2013 at 14:19 — Responder

    Erica,

    A Cláudia Ramalho disse:”Como eu não pensei nisso antes”. E eu te digo: “Porque eu não conheci o seu blog antes”! Você está de parabéns, primeiro pelas suas criações e habilidades artesanais, pois acredito que é um Dom Divino e segundo pelo fato de você compartilhar suas obras conosco. Obrigada e um Abraço!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Fazendo a festa!