Diário do desfralde – Semana 1

Iniciamos o desfralde da Victoria (aos 2 anos e 3 meses) e pensamos que seria legal dividir com vocês as decisões que tomamos, como o processo está ou não funcionando, em casa e na escola.

A decisão de iniciar o desfralde nesta data especifica foi da creche. Na reunião de meio de ano a creche antecipou que iria iniciar o desfralde do primeiro grupo (turminha mais velha do Berçário II) mais para o final do ano. Essa pra mim é a primeira regra: união entre casa e creche. A Victoria já estava dando alguns sinais de que estava amadurecendo para viver uma vida sem fraldinha, mas achamos que seria legal esperar para iniciar o processo junto com a creche.

Os sinais que ela começou a dar, mais ou menos aos 20-22 meses foram:

  • Aprendeu a tirar a fralda e a tirava com freqüência e gostava de andar pelada pela casa
  • Avisava quando fazia xixi e quando a fralda estava “enchendo” ela passava a reclamar
  • Fraldas mais secas por mais tempo
  • Fazia cocô mais ou menos no mesmo horário e alguns minutos antes passou a avisar que estava cocô (na verdade ela ainda ia fazer)
  • Quando fazia xixi era aquele xixi comprido e não pinguinhos seguidos. (significa que já tem mais controle sobre a bexiga)
  • Passou a se interessar em ver a gente no banheiro, perguntava o que estávamos fazendo e queria ver o “resultado final” da nossa visita ao “troninho”.
  • Aprendeu a falar xixi e cocô e sabia diferenciar um do outro.

Há uns três meses atrás eu comprei um troninho, deixei no nosso banheiro para que ela se familiarizasse com ele. Ela, que sempre adorou fazer “sala” pra gente no banheiro, passou a tirar a fralda, sentar ali e este era o nosso momento de lermos livros com o tema desfralde. Ela ganhou de aniversario todas as calcinhas que ela precisaria para enfrentar este momento de cabeça erguida, então essa parte do “equipamento necessário” se resolveu rápido.

E nesses três meses ficamos assim. De vez em quando, nessas incursões ao banheiro saia um xixizinho no troninho, mas nem sempre. E assim ficamos as duas, curtindo a ideia de que um dia ela ficaria sem fraldas.

Então a creche avisou na agenda que ia começar o desfralde da seguinte maneira:

  • parte da turma estava apta a começar o desfralde
  • Metade deste grupo ia ficar sem fralda na parte da manha e outra metade na parte da tarde

Há quem pense que o desfralde tem que ser de uma vez só. Uma vez que se tira não volta mais. Quem lê meus textos aqui no Mundo Ovo, já percebeu que eu detesto radicalismos. Por isso optei por um desfralde tranquilo. Mais longo, mas menos desgastante para ela (e pra gente aqui em casa).

Então a creche começou dessa maneira light e aqui em casa a gente passou a deixá-la sem fralda de manha antes da ida pra creche e um pouco na parte da noite, antes de trocar de roupa pra dormir. Ela vai e volta da creche de fralda. E no final de semana passado a deixamos sem fralda o tempo todo em que ela estava em casa e no domingo, quando fomos visitar o Adam e tomar banho de piscina, ela foi sem fralda ate a casa dele, ficou na piscina só de biquíni e ainda ficou um tempão sem fralda, que só colocamos no final do dia.

O que observamos nesta primeira semana:

  • Alguns xixis escapuliram na calcinha/chão
  • Muitos xixis foram feitos no troninho
  • Ela ficou constipada. Fez cocô na segunda-feira e depois só na quinta-feira e no sábado. Normalmente ela faz uns dois por dia. Mas já aprendi que é um reflexo da ansiedade natural da criança.
  • O cocô só saiu quando ela estava de fralda
  • Na creche, as professoras levam a turma a cada 15 minutos para fazer xixi. Às vezes sai, outras vezes não. O numero de calcinhas molhadas diminuiu consideravelmente do inicio para o final da semana. 3 na segunda e nenhuma na sexta. Mais tempo de fraldas na segunda e menos tempo na sexta.

Na próxima semana conto como foi a semana dois. Neste final de semana pretendemos fazer pequenos passeios com ela sem fralda. Veremos como a coisa vai funcionar.

 

Imagem:  7 rules for a succesful potty training

Postagem anterior
Mercado de moda e cultura
como saber o sexo do bebê
Próxima postagem
Menino ou menina? Descobrindo o sexo do seu bebê, ciência e simpatia

11 Comentários

  1. Michelle
    26 de novembro de 2012 at 9:50 — Responder

    A minha filha tem 2 anos e 2 meses. Em casa fica direto sem fralda. Usa so para dormir! Muito raramente escapa um coco ou xixi! Mas morro de medo de sair na rua sem fralda!!!

    • Camila
      11 de dezembro de 2012 at 8:54 — Responder

      Michelle, eu também não me arrisco a sair sem fralda. Já estamos na fase de usar pull ups e levar ela no banheiro na rua, assim ela vai acostumando a pedir. Mas tudo sem neuras e desconfortos. Para a filha e para os pais 🙂 Amanhã tem mais diário. Te espero. Beijo

  2. 10 de dezembro de 2012 at 23:31 — Responder

    Camila, adorei as dicas, também sou contra radicalismos e devo iniciar o desfralde da minha pequena de 2 anos e 1 mês em breve…

    • Camila
      11 de dezembro de 2012 at 8:53 — Responder

      Oi Flávia! Amanhã tem mais diário. Já faz mais de um mês que estamos nessa e já avançamos um bocado. Beijo

  3. edilma
    17 de agosto de 2013 at 12:57 — Responder

    Oi meu nome e edilma tenho um filho de 2 anos e 6 meses chamado rafael, esta muito dificio tirar a fralda dele não sei mais como fazer para tirar, já tentei de tudo mais não cosigo.

  4. Mariana Menes
    23 de novembro de 2013 at 12:06 — Responder

    Oi Camila, estou começando o desfralde da minha filha hojê. Ela está com 2 ano e 2 meses. Ela já molhou 4 calcinhas e fez todos os xixis no chão. Não quer sentar de jeito nem um no penico. Fico perguntando se ela quer fazer xixi de 15 em 15 minutos mais ou menos… ela está sempre falando que não e dai… da unas 5 minutinhos e lá vem o xixi no chão. =( Normal? Obrigada. Bjs Mariana

    • Mariana Menes
      23 de novembro de 2013 at 12:10 — Responder

      ah e ela gosta do penico. Que nem sua filha. Ela já sentava no penico, dava descarga. Ela adora seu troninho. Ela também está acostumada a me ver fazendo xixi, já da tchau para o meu xixi, avisa quando sua fralda esta cheia… Hojê no seu 1 dia de desfralde, ela só esta sentando no penico depois que já fez o xixi no chão.

      • Camila
        11 de dezembro de 2013 at 1:39 — Responder

        Oi Mariana, essas pequenas regressões são super comuns, a Victoria mesmo já passou por isso. Hoje ela tem 3 anos e 2 meses e não pergunto mais se ela quer fazer xixi e nem nada disso. Quando vejo ela “se espremendo” mas distraída com alguma coisa eu simplesmente dou o comando “vai lá correndo fazer um xixi filha”. E ela vai. De vez em quando ela segura demais e faz uns pinguinhos na calcinha, mas cada vez mais raro. Vou aproveitar as ferias de Janeiro para tirar a fralda noturna. Cruza os dedos por mim (e me manda msg se achar que eu posso te ajudar em mais alguma coisa!) beijoca

  5. Deise Oliveira
    7 de outubro de 2015 at 9:45 — Responder

    Oi Camila.
    Comecei o desfralde do meu filho faz aproximadamente duas semans, ele tem 2 anos e 2 meses, juntamente com a escolinha. Juro que achei que seria mais fácil, entre essa semana em casa ele só fez xixi no penico uma vez, normalmente só avisa que fez xixi depois que escapuliu. Na escola sei que ele já pediu, provavelmente por que vê os amiguinhos pedindo.
    Muitas cuequinha molhadas, mas eu e meu marido conversamos com ele normalmente e explicamos para ele avisar se estiver com vontade e perguntamos onde que faz o xixi e ele responde ”penico mamãe”… o duro mesmo é fazer… rsrsrs….
    Estou na luta, adorei o que você disse de não ser radical, recebo muitas opniões (acho que toda mãe recebe né?) de que se tirou a fralda não pode mais colocar… mas e se a gente reparar que eles não estão preparados??… acho que tudo pode ser ponderado….
    Bom… estamos aqui… aprendendo… acho que vou comprar o livrinho do desfralde e ler pare ele… ele adora histórias e pode ser um grande incentivo para ele….

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Diário do desfralde – Semana 1