Um livro interativo sem botões

Em tempos de aplicativos-livros em tablets, surgiu o “Aperte aqui”, um livro-aplicativo em papel. Como assim? Eu explico.

O autor Hervé Tullet – conhecido na França como “o príncipe da pré-escola” por causa do sucesso que faz com o público infantil –  faz o caminho inverso e usa a linguagem dos aplicativos em um livro convencional.

“Aperte aqui” é um livro todo feito de papel. As páginas são lisas e finas, tudo muito simples. Não é uma edição do tipo pop-up: não existem abas para levantar, rodas para girar, nem figuras dobradas que se abrem. Tem só palavras e ilustrações.  Na verdade, somente uma imagem aparece no livro, uma bola. E ela aparece em apenas três cores: amarela, vermelha e azul. Às vezes uma, às vezes duas, às vezes  mais de dez. O livro não tem personagens, nem história, só ação. Mesmo sem ter botão, ele é interativo.

Na primeira página vemos uma bola amarela no centro do papel. Na segunda página está a mesma bola, no mesmo lugar, mais a seguinte frase: “Aperte a bola amarela e vire a página”. Ao virarmos, chegamos na terceira página e, pluft, uma outra bola amarela surge ao lado da primeira. “Muito bem! Aperte a bola amarela mais uma vez.”, vem escrito. E assim a história vai se desenrolando.

As crianças, por menor que sejam, reconhecem a linguagem de aplicativo, entendem a brincadeira e curtem de montão: apertando aqui, sacudindo ali e soprando lá . A única tecnologia disponível é a imaginação. E funciona. Sem travar.

 

Para Comprar

Título: Aperte aqui

Autor: Hervé Tuller

Editora Ática

Preço: R$ 28,50

Postagem anterior
Três porquinhos reloaded (app)
Próxima postagem
É um livro

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Um livro interativo sem botões